Jurados da ABCCC se reúnem para aprimorar critérios técnicos de julgamento

Organizado pelo Colégio de Jurados, o último Curso de Reciclagem de 2024 foi realizado em Pelotas e contou com a participação de jurados nacionais e internacionais.

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) deu sequência aos encontros com o corpo de jurados das listas 1 e 2 para atualizar os critérios técnicos de julgamento da raça crioula. Na última quinta-feira (05), foi realizada em Pelotas a última Reciclagem de Jurados de 2024, nas Cabanhas 3J e Rebuliço. O evento contou com a presença de 21 jurados, incluindo representantes estrangeiros, membros do Colégio de Jurados, do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) e do setor de provas da ABCCC.

O Conselho Deliberativo Técnico (CDT) participou ativamente do encontro. A vice-presidente técnica, Patrícia Wolf, ressaltou a importância da integração entre o CDT e a Coordenação do Colégio de Jurados. “Estar aqui, acompanhando o que está acontecendo e, eventualmente, trazendo considerações, é muito importante para que sigamos alinhados”, destacou a dirigente.

Executivo do Colégio de Jurados, Leandro Amaral, enfatizou a relevância do evento, reforçando a iniciativa da ABCCC em manter proximidade com os profissionais e qualificá-los para aprimorar os julgamentos futuros. “Um grupo significativo de jurados participou hoje, e tivemos a oportunidade de discutir bastante e afinar os critérios, que com certeza farão toda a diferença nos julgamentos daqui para frente”, ressaltou Amaral.

Assim como na edição anterior, realizada em novembro, as atividades do encontro foram divididas em dois momentos. Pela manhã, os jurados realizaram a avaliação morfológica dos animais na mangueira da propriedade. Após o almoço, o encontro seguiu com a análise e discussão das provas funcionais, por meio da exibição de vídeos, onde as técnicas e os critérios aplicados foram debatidos.

O dia foi dedicado ao compartilhamento de experiências e à integração entre os participantes. O jurado Tiago José Mallmann destacou a importância da iniciativa. “Sem dúvida, é uma grande oportunidade e um aprendizado incrível, pois nos permite avaliar animais ao lado de jurados que têm um profundo conhecimento sobre o cavalo crioulo”, afirmou Mallmann. A dinâmica de avaliação foi aprovada pelos presentes. “Foi um encontro extremamente proveitoso! Voltamos a analisar a morfologia dos cavalos ao vivo. Tínhamos um lote de animais muito bom para análise, com exemplares muito semelhantes entre si, o que exigiu uma avaliação mais detalhada devido à paridade dos lotes”, concluiu o juradoMauro Ferreira.

O esforço do Colégio de Jurados em promover esses encontros de reciclagem reforça o compromisso da ABCCC com a formação contínua e com a qualidade na avaliação dos exemplares da raça crioula. Para 2025, o Colégio de Jurados continuará investindo na qualificação e no aprimoramento dos critérios técnicos. Segundo Amaral, as rodadas dos cursos de Reciclagem de Jurados seguirão no calendário de 2025. No primeiro trimestre do próximo ano, estão previstos três encontros para reunir jurados das demais regiões. “Será um ano de intensas atividades do Colégio”, finalizou Amaral.

Fonte: ABCCC

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo