Farsul intensifica preparos para Expointer
Faltando menos de um mês para a abertura oficial dos portões do Parque de Exposições Assis Brasil, a Farsul intensifica a série de obras de melhorias para a 47ª Expointer. A catástrofe climática que assolou o Rio Grande do Sul também teve impactos em Esteio, trazendo a necessidade de ampliar o trabalho, além de reduzir drasticamente o prazo para execução.
Por meio de um convênio entre a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul e Governo Estadual, a Farsul é responsável por parte da área do Parque de Exposições Assis Brasil. Os pavilhões dos animais, internacional, espaços das associações de criadores, laboratórios veterinários, além das pistas de julgamento estão sob cargo da Farsul.
Neste ano já foram realizados, até o final de julho, os reparos nos telhados dos Pavilhões da Agricultura Familiar, do Comércio, Internacional, Gados de Corte e Leiteiro, Ovinos, Equinos, Pôneis e de Leilões e, também, está sendo feita a substituição do telhado do Boulevard. Antes do início das reformas, a Federação também providenciou a limpeza dos pavilhões e banheiros do parque com hidrojato, garantindo a retirada de todo lodo decorrente das cheias.
A revisão da rede elétrica dos pavilhões de Corte, Leiteiro, Pôneis e equinos também foi feita, assim como a reestruturação da rede elétrica e substituição de postes e transformadores entre o pavilhão de Gado Leiteiro e os laboratórios, providenciada já em abril, visando a Fenasul que seria realizada em maio e teve seu cancelamento anunciado em razão das cheias. Outra obra realizada foi a recuperação das rampas de acesso e demais itens de acessibilidade que haviam sido entregues pela Farsul para a edição de 2023.
Para o Diretor Administrativo e coordenador da Comissão de Exposições e Feiras da Farsul, Francisco Schardong, a edição da Expointer deste ano irá se caracterizar pelo caráter técnico da produção agropecuária gaúcha. “Vamos ter uma Expointer da reconstrução. Faremos um evento profissional, mostrando nossa pecuária, mas sem as grandes festas que ocorriam por respeito aos moradores no entorno do parque que passaram por muitas dificuldades e ainda estão reconstruindo suas vidas. Iremos mostrar o resultado do trabalho da pecuária do Rio Grande do Sul”, declara.
Fonte: Assessoria de Comunicação Farsul