Equipe Angus esteve em Bagé para manejos de início da Prova de Eficiência Alimentar
A equipe técnica de Fomento da Associação Brasileira de Angus esteve, durante a tarde desta terça-feira (23), na sede da Embrapa Pecuária Sul, em Hulha Negra/RS, para a realização dos manejos de início da Prova de Eficiência Alimentar 2024. A avaliação é uma iniciativa Angus em parceria com a Embrapa.
27 animais de três estados do sul do país estão reunidos desde o dia 27 de março, para a socialização e adaptação aos sistemas de alimentação. Na última terça-feira, o gerente de Fomento, Mateus Pivato; as assistentes de Fomento, Carolina Silveira e Danielli Minuzzo; o inspetor de Registro da Raça Angus, José Nei Severo; e o técnico de Ultrassonografia de Carcaças, Leandro Lunardini; estiveram no local para realização dos exames de ultrassonografia de carcaça, coleta de material para avaliação genômica e qualificação de parentesco, e a confirmação do registro genealógico. As avaliações dão início ao período oficial de prova, quando os animais serão observados em relação ao consumo de matéria seca e água, ganho de peso, genotipagem, características de carcaça e emissão de metano.
“A Prova de Eficiência Alimentar é mais um parâmetro que temos hoje para medir a eficiência dos animais da raça Angus. Por isso, todos os anos antes de começar a prova propriamente dita, nós vamos até a sede da Embrapa, para fazer essa avaliação de início e garantir que todos os reprodutores estão dentro do desejado para as aferições nos dias que se seguirão”, explica Pivato.
Ao fim do período de prova, – reduzido de 70 para 45 dias em função dos novos sistemas automatizados de coxos de alimentação – todos os resultados serão avaliados e compilados, gerando os indicadores de Consumo Alimentar Residual (CAR), Consumo de Matéria Seca (CMS) e Ganho Médio Diário Residual (GMDR).
Fonte: Associação Brasileira de Angus