Definidos os 8 representantes da raça Crioula da morfologia na Expo Prado 2024

Com mais de 60 animais em pista participando nas diferentes categorias, a Sociedade de Criadores de Cavalos Crioulos do Uruguai realizou na sexta-feira, 13,  o tradicional julgamento morfológico durante a 119ª Exposição Internacional de Pecuária Agroindustrial e Comercial, Expo Prado. 

“Um nível muito bom na pista, desde os incentivos já vimos um ótimo nível e foi equilibrado do início ao fim. Foi uma grande honra estar neste caminho” destacou Carlos Loureiro de Souza jurado da exposição, que teve Nicolás de la Peña como secretário.

“Tañido Buenazo” (Yancamil Cahuel x Tañido Bolillera) foi coroado Grande Campeão da Expo Prado 2024 e Melhor Exemplar. O cavalo foi exibido por Guzmán Vergara, José Manuel Cassarino, Gerardo Barbosa, Juan Zangaro e Paricio Williams. “Um cavalo que se saiu muito bem em Palermo e chegou a ser coroado no Prado, mas que tem um grande futuro pela frente e nos incentiva a projetar”, disse o Eng. Guzmán Vergara.

Já nas fêmeas, o grande campeonato foi para a exemplar Estrela D’Alva Do Orelhano (JA Impulso x Maçanilha Da Cabanha Santa Fe) exibida por José Ignacio e Santiago Gómez Platero. “O esforço que fizemos para preparar esta égua para chegar ao Prado e para que ela chegasse como chegou foi uma emoção tremenda. Tivemos muita fé nela, mas foi impressionante”, disse José Ignacio Gómez Platero.

GRAN CAMPEÓN MACHO e MELHOR EXEMPLAR

TAÑIDO BUENAZO

Expositor: Irunday

Yancamil Cahuel x Tañido Bolillera

RESERVADO GRAN CAMPEÓN MACHO

PACIFICO SANTOS VEGA

Expositor: La Pacífica

Colibrí Matrero x Pacífica Rejucilo

TERCER MEJOR MACHO

SERRANERO CARAGUATA

Expositor: Juan Montans y Cecilia Ferrando

Herdeiro Marupa x Serranera Caraguata

CUARTO MEJOR MACHO

YANCA SOSPECHOSO

Expositor: Yancamil S.A.

Yancamil Cahuel x Yanca Joyita

GRAN CAMPEONA HEMBRA

ESTRELA D´ALVA DO ORELHANO

Expositor: José Ignacio y Santiago Gómez Platero

JA Impulso x Maçanilha da Cabanha Santa Fe

RESERVADA GRAN CAMPEONA HEMBRA

QUELEN BALIZA

Expositor: Aznárez Elorza Hnos.

Jogo de Osso da GAP São Pedro x Quelen Niña Guapa

TERCERA MEJOR HEMBRA

LAS BRUJAS CATALINA

Expositor: Jorge Holtz

Mais Um Magistrado x Las Brujas de Santa Marcia

CUARTA MEJOR HEMBRA

FIESTA LARGA DE LOS RECUERDOS

Expositor: Fabian Guedes Bremermann

Lord da Taima x Filosa de los Recuerdos

Assim como no Brasil, os critérios de julgamento morfológico são  baseados em suporte da função – isto significa que a conformação, proporções, angulações, equilíbrio, etc. de um animal, devem ser adequados para que ele possa desenvolver seus movimentos e impulsão da melhor forma possível – o júri deve buscar um biótipo adequado para esta função desejada na Raça Crioula.

No Uruguai, as escarapelas apresentam outras cores:

Associações fomentam o intercâmbio para julgamento da raça

Na oportunidade, também aconteceu uma edição do curso de jurados. Organizado pela Associação do Uruguai com a colaboração do colégio de jurados da ABCCC, o evento foi ministrado pelo vice-presidente de Exposições Morfológicas e Modalidades Seletivas, André Luiz Narciso Rosa, pelo de executivo do Colégio de Jurados da ABCCC, Leandro Amaral e pelo jurado e vice-coordenador do colégio de jurados, Eduardo Móglia Suñe. Além do curso, também foi realizado o concurso de jurados. 

Este intercâmbio entre os países fortalece a parceria entre as duas associações e habilita os jurados do país vizinho para julgamentos de provas da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Participaram do curso 22 uruguaios, destes 11 realizaram a avaliação para lista 2 (jurados auxiliares e modalidades esportivas)  e 6 para lista 1(jurados efetivos), no concurso de jurados. Com aprovação de 3 candidatos no total das listas.

Fonte: ABCCC

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo