Brangus abre inscrições para a Prova Top Brangus UFRGS 2024
A Associação Brasileira de Brangus (ABB) abriu, nesta quarta-feira (10/7), as inscrições para a Prova Top Brangus UFRGS 2024. Realizado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o teste visa selecionar aqueles animais que convertem alimentos em carne de forma mais eficiente, ou seja, os que conseguem produzir mais carne consumindo menos alimento. A expectativa, afirma o presidente da ABB, Cacaio Osório, é que a prova reúna número superior de reprodutores do que na última edição, quando 24 animais participaram. “Esperamos contar com a adesão de diversos criatórios a fim de expandir ainda mais a população de referência para a avaliação desta característica tão importante para uma pecuária mais eficiente, sustentável e lucrativa”, acrescenta o dirigente.
A prova terá duração total de 91 dias e analisará o Ganho Médio Diário Residual (GDAR), Eficiência Alimentar Residual (CAR), Área de Olho de Lombo por Ultrassom (AOLUS), Espessura de Gordura Subcutânea por Ultrassom (EGSUS), Percentagem de Gordura Intramuscular por Ultrassom (GIMUS) e Perímetro Escrotal (PE). Os animais devem começar a chegar à Estação Experimental Agronômica da universidade em Eldorado do Sul (RS) no dia 15 de agosto. A fase de adaptação às instalações e à alimentação terá início no dia 20 agosto. O término da prova é previsto para o dia 25 de novembro.
Segundo Ândrea Plotzki Reis, coordenadora de projetos técnicos da ABB, selecionar animais mais eficientes na conversão alimentar significa custos reduzidos de alimentação ao longo de suas vidas. “Isso pode representar uma economia substancial para os criadores, já que o custo da alimentação geralmente é um dos maiores gastos na pecuária”, destaca.
As inscrições vão até o dia 10 de agosto e devem ser feitas pelo e-mail andrea@brangus.org.br. O investimento é de R$ 3 mil por animal. A partir de quatro exemplares inscritos, o valor fica em R$ 2,9 mil por reprodutor.
Mais informações através do WhatsApp (67) 9836-4532 – Ândrea Plotzki Reis.
Fonte: Associação Brasileira de Brangus