Aprovada sessão especial pelos 100 anos do poeta Jayme Caetano Braun

O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (26), a realização de sessão especial, ainda sem data definida, destinada a homenagear o centenário do poeta regionalista Jayme Caetano Braun. O requerimento (RQS 1.124/2023) é do senador Esperidião Amin (PP-SC).

Nascido em 30 de janeiro de 1924, no distrito de Timbauva em São Luiz Gonzaga, região missioneira do Rio Grande do Sul, Jayme Caetano Braun foi um poeta, radialista e pajador. A pajada ou payada é uma forma de poesia improvisada comum no sul do Brasil, na Argentina, no Uruguai, e no Chile.

Para Amin, o poeta deixou “um legado inestimável para a cultura gaúcha”, fazendo-a atravessar todas as fronteiras, em especial para o Uruguai, Paraguai, Argentina e Bolívia. “Sua obra é uma verdadeira ode às tradições, ao folclore e ao espírito do Sul do país”, declara o senador.

Ao longo de sua carreira,  Braun lançou diversos livros, como “Galpão de Estância”, “Brasil Grande do Sul”, “Paisagens Perdidas”, “de Fogão em Fogão” e “Potreiro de Guachos”, entre outros. Além de sua produção literária, também deixou sua marca na discografia, e entre seus álbuns estão “Payadas”, “Troncos
Missioneiros” e “Payador”.

Em sua extensa obra, Braun mostrou muitas facetas. Há versos mais filosóficos, como “É o destino do mortal, é o caminho dos mortais,/andar e andar, nada mais,/contra o tempo, sempre igual”. Mas o marcante é a veia regional: “Um dia, quando eu me for,/rumbeando a Querência Eterna/onde bolearei a perna/diante do meu Criador,/não chorem o pajador,/do velho pago florido,/que há de cantar comovido/até o último repuxo,/porque só em nascer gaúcho/vale a pena ter vivido!”

Fonte: Agência Senado

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo