Ações da Seapi no Dia Mundial do Solo

“O solo é essencial para a vida no planeta”

O Dia Mundial do Solo é comemorado hoje (5/12) em todo o mundo. O tema, de extrema importância para o agro, é tratado de forma transversal na Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), passando pela pesquisa agropecuária, por ações de fomento em relação ao uso adequado do solo e o manejo e incentivo à irrigação.

De acordo com o chefe da Divisão de Infraestrutura e Crédito do Departamento de Governança dos Sistemas Produtivos da Seapi, Valdomiro Haas, a Secretaria atua através de convênio com a Emater/RS-Ascar na promoção da assistência técnica em irrigação e reservação de água a um grande número de produtores rurais. “Nós entendemos que solos bem manejados e adequadamente irrigados terão um rendimento anual superior reduzindo a pressão sobre novas áreas produtivas”, afirma Haas. Neste ano de 2024 foram realizados diversos seminários, dias de campo, capacitações e divulgação da importância da reservação de água e da irrigação.

Já o Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) possui mais de 10 pesquisadores/doutores que trabalham e pesquisam os solos. “A área de solos é essencial não só para a nossa agropecuária, mas também é essencial para a vida no planeta”, destaca o diretor do DDPA, Caio Efrom.

O Departamento tem diversas publicações, que podem ser acessadas gratuitamente por pesquisadores, produtores, estudantes e até pelo público infantil. “Estas publicações buscam fazer com que a sociedade, de uma forma geral, entenda melhor a importância dos solos e faça com que quem trabalha na área possa aplicar as melhores técnicas para preservação e conservação deste solo”, afirma Caio. O DDPA também conta com um laboratório de análise de solos.

A Emater/RS-Ascar também desenvolve um trabalho com os agricultores há muitos anos, evidenciando os cuidados com o solo, pois as práticas de conservação e manejo são fundamentais para alcançar um plantio satisfatório, além de contribuir para o controle da erosão. O extensionista da Emater/RS-Ascar de São Vicente do Sul, Victor Cassol, explica que a Emater atua nessa questão de preservar, de conter enxurradas ou amenizá-las. “Nós atuamos também com o objetivo de aumentar a produtividade, diminuir o escorrimento superficial e a perda da fertilidade”, destaca Cassol.

Em parceria com a Emater/RS-Ascar e a UFRGS, a Seapi já organizou várias Notas Técnicas sobre a questão dos solos neste ano de 2024, pós enchentes de maio, tendo como temas a recuperação dos solos, a relação solo-máquina-planta e as escolhas das plantas mais adequadas para cada tipo de solo. Veja aqui as publicações.

Nota Técnica 1 – https://www.agricultura.rs.gov.br/recuperacao-dos-solos-agriculturaveis-pos-enchentes-e-tema-de-publicacao

Nota Técnica 2 – https://www.agricultura.rs.gov.br/nota-tecnica-n-2-aponta-a-importancia-das-bacias-hidrograficas

Nota Técnica 3 – https://www.agricultura.rs.gov.br/nota-tecnica-n-3-destaca-relacao-solo-maquina-planta

Nota Técnica 4 – https://www.agricultura.rs.gov.br/uso-de-plantas-para-recuperacao-de-solos-atingidos-e-tema-de-nova-nota-tecnica

Nota Técnica 5 – https://www.agricultura.rs.gov.br/nota-tecnica-analisa-solo-em-pomar-de-citros-no-vale-do-cai-apos-a-enchente

Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo