Abertura da Colheita do Arroz em Terras Baixas terá participação intensa da Seapi

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) participará da 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas em todos os dias do evento com palestras, painéis, demonstrações de equipamentos e debates.  O evento ocorre em Capão do Leão, entre os dias 21 e 23 de fevereiro, na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado. O tema deste ano será “Gestão Potencializando Safras”, que propõe a necessidade de o produtor fazer uma gestão cada vez mais qualificada para potencializar e aumentar as safras.

“Esta 34ª edição deve consolidar o evento como um grande fórum de discussão da produção sustentável de arroz, com visibilidade não apenas regional e nacional, mas também mundial, pelo nível de discussão que está se fazendo”, afirma o secretário adjunto da Seapi, Márcio Madalena. Segundo ele, este evento será uma virada de chave, onde o setor orizícola do Rio Grande do Sul se posiciona como um setor produtivo sustentável.

Programação da Secretaria da Agricultura

Dia 21/02

No dia 21 de fevereiro, às 11h, na Arena Digital, os pesquisadores do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA/Seapi), Jackson Brilhante e Bruno Lisboa, vão falar sobre as “Ferramentas para monitoramento de gases do efeito estufa nas lavouras gaúchas”. De acordo com Jackson, “nesta palestra vamos demonstrar a utilização do analisador portátil de gases de efeito estufa, adquirido pela Seapi, que quantifica em tempo real as emissões de gases de efeito estufa nas lavouras gaúchas”. Para mais informações sobre o equipamento acesse aqui.

Dia 22/02

Já na quinta-feira, 22 de fevereiro, às 11h, o tema “Soluções digitais na cultura do arroz: da prescrição à segurança da aplicação” será apresentado na Arena Digital pelo diretor do Departamento de Defesa Vegetal da Secretaria, Ricardo Felicetti. “Serão abordadas as soluções digitais para análise de dados de tratamentos fitossanitários, visando melhorias no manejo integrado da cultura, bem como os serviços digitais disponibilizados ao produtor e responsável técnico para proteção da cultura sob tratamento e de cultivos e ambiente circundante”, afirma Felicetti.

O secretário adjunto da Seapi, Márcio Madalena, vai participar de painel, às 11h15min, no auditório Frederico Costa, sobre “Sustentabilidade na orizicultura e os horizontes do selo ambiental Irga”. Além dele, participam da mesa Clênio Pillon, diretor executivo da Embrapa, e Rafael Nunes dos Santos, pesquisador do Irga. O moderador é o diretor executivo da Federarroz, Anderson Belloli.

Segundo Madalena, o objetivo do painel é debater o selo do Irga como um chancelamento, como algo que garanta a produção sustentável. “O selo deve evoluir e se tornar uma garantia da sustentabilidade do arroz gaúcho”, afirma. 

A abertura oficial das Colheitas do Arroz e da Soja está prevista para às 17h, na Lavoura Breno Prates.

Dia 23/02

E no dia 23 de fevereiro, último dia do evento, o meteorologista Flávio Varone, coordenador do Simagro, e a consultora técnica do Irga em meteorologia, Jossana Ceolin Cera, abordarão “Aplicações de tempo e clima como ferramenta de suporte ao setor agropecuário”, na Arena Digital, às 11h.

Jossana vai destacar algumas estratégias para os produtores driblarem os efeitos climáticos, para ter sucesso na lavoura, baseadas em estudos e em base de dados climáticos. “Por exemplo, a adequação da época de semeadura do arroz, ou da soja, podem maximizar a produtividade, sendo que o produtor não tem custo adicional para fazer isso, basta se planejar com antecedência”, afirma.

“A ideia é mostrar os módulos que compõem o Simagro: rede de estações, produtos agroclimáticos e previsão de clima, apresentando todas as funcionalidades e aplicações dos índices gerados diariamente pelo sistema e mostrando as novas ferramentas que serão implementadas para acesso as informações”, destaca Varone. Segundo ele, um novo aplicativo e portal do Sistema devem ser lançados até o final de 2024.

Organizadores

O evento é uma realização da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (Senar/RS), com o patrocínio Premium do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Mais informações sobre a programação acesse: https://colheitadoarroz.com.br/programacao

Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo