Abertura da colheita da erva-mate será em Palmeira das Missões, berço do cultivo no RS

A abertura da colheita da erva-mate será nesta quinta-feira (08/08), a partir das 14h, na propriedade da família Friderich da Cruz, na Linha Passo Raso, em Palmeira das Missões. O município, que está comemorando 150 anos, é considerado o berço da erva-mate. A festa faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Estado e vai contar com representantes do setor ervateiro dos cinco polos produtores do estado gaúcho, lideranças e autoridades.

“É uma grande honra para nossa propriedade ser escolhida para sediar este evento, é uma grande alegria”, destaca a produtora palmeirense Vera Friderich da Cruz. Ela conta que o cultivo começou faz uns dez anos e que desde lá a família vem preparando o terreno, limpando e organizando para receber as mudas de erva-mate, além de cuidar da que já existiam na propriedade.

Erval da família Friderich da Cruz, na Linha Passo Raso, em Palmeira das Missões.
Erval da família Friderich da Cruz, na Linha Passo Raso, em Palmeira das Missões. – Foto: imagens/arquivo da família Friderich da Cruz

“Foi um trabalho de formiguinha, ainda mais que a gente não usa agrotóxico, foi muito esforço, mas que dá uma satisfação muito grande, porque a gente pode explorar a terra sem prejudicar a natureza”, afirma Vera.

“Palmeira das Missões traz no seu DNA a erva-mate, é o nascedouro de uma atividade símbolo do Rio Grande do Sul, representando esta tradição, esta raiz, esta história da erva-mate que vem desde os tempos das reduções jesuíticas”, destaca o coordenador da Câmara Setorial da Erva-Mate, Ilvandro Barreto.  Ele lembra que o município é conhecido pela “erva-mate da Palmeira” e pela qualidade dos seus ervais.

O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate) e pela prefeitura de Palmeira das Missões, com apoio do Fundomate, da Emater-RS/Ascar e da Câmara Setorial da Erva-Mate da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e de diversas entidades.

Mas antes da abertura, no Centro Cultural Mozart Soares, a partir das 8h, ocorrer o Fórum da Erva-Mate, que vai contar com palestras sobre a história, as potencialidades, o turismo e inovações no setor da erva-mate (ver programação abaixo).

A produção

A produção de folha verde no Rio Grande do Sul alcança cerca de 270 mil toneladas por ano, em uma área de 28 mil hectares. Ela é produzida em 180 municípios gaúchos, por cerca de 7.000 agricultores. No estado existem aproximadamente 200 estabelecimentos beneficiadores em operação. Os maiores municípios produtores são Ilópolis, Arvorezinha e Anta Gorda. No ano de 2023, o Rio Grande do Sul exportou mate para 30 países, o que coloca o estado na posição de maior exportador de mate do país. Os dados são da Radiografia da Agropecuária Gaúcha de 2024, que está no prelo.

No ano de 2025 a Festa ocorrerá no Polo Ervateiro do Alto Uruguai, na região de Erechim, e em 2026 no Polo Ervateiro do Nordeste Gaúcho, na região de Machadinho.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

FÓRUM DA ERVA-MATE

Quando: 08/08, a partir das 8h

Onde: Centro Cultural Mozart Pereira Soares, em Palmeira das Missões

8h30 – Abertura oficial

9h – “Influências históricas da erva-mate na formação histórico-social da região da Grande Palmeira”, com Henrique Pereira Lima (Historiador)

9h45 – “llexturismo: Percebendo o Rio Grande do Sul pela sua identidade, o mate”, com Ilvandro Barreto de Melo (Emater/RS – Ascar e Câmara Setorial Estadual da Erva-mate).

10h15 – “Um novo Olhar sob a Erva-mate”, com Ariana Maia (Inovamate) 

10h45 – “Erva-mate: mercado, oferta e demanda”, com Álvaro Luiz Bozzetto Pompermayer (Sindimate/RS)

12h – Almoço

FESTA DA COLHEITA DA ERVA-MATE

Quando: 08/08, a partir das 14h

Onde: Propriedade Friderich da Cruz – Linha Passo Raso, em Palmeira das Missões

Entidades que participam do evento: prefeitura de Palmeira das Missões, Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate), Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Associação Celeiro e Missões de Amigos da Erva-Mate (Acema), Associação dos Produtores de Erva-Mate de Machadinho (Apromate), Associação dos Produtores de Erva-Mate do Alto Uruguai (Aspemate), Associação dos Produtores de Erva-Mate do Polo Ervateiro Região dos Vales (Aspemva), Associação dos Amigos da Erva-Mate, (AAErva-mate), Programa Gaúcho para Qualidade e Valorização da Erva-Mate, Sindimate/RS, Emater/RS-Ascar, Câmara Setorial Estadual da Erva-mate e o Fundomate.

Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo