21º Expoutono Uruguaiana: Cabanhas 4 Linhas, Tellechea, La Reina e Bortolozzo garantem títulos de grande campeonato
O último dia de julgamentos das raças Angus e Ultrablack na 21ª Expoutono de Uruguaiana terminou com as Cabanhas 4 Linhas, Tellechea, La Reina e Bortolozzo consagradas grandes campeãs na categoria Argola. Promovido pelo Núcleo Angus Três Fronteiras com o apoio da Associação Brasileira de Angus o julgamento dos animais foi conduzido pelo jurado Aldo José Tavares dos Santos e teve a participação de 60 animais, de 17 expositores diferentes.
Fêmeas
Entre as fêmeas Ultrablack, o grande campeonato e a reservada de grande campeonato foi conquistado pela Cabanha 4 Linhas, do expositor Luiz Antonio Venker Menezes, de Guaíba/RS, com os animais 4 Linhas Baronesa U110 Poncho (TAT U110) e Santa Eugênia UB 2162F (TAT 2162). O título de terceira melhor fêmea foi garantido pela Agroottoni, do expositor Elio Roque Ottoni, de São Luiz Gonzaga/RS, com a vaca Santa Eugênia UB 4980F (TAT 4980).
Avaliando os animais da raça Angus, o jurado concedeu o título de grande campeã à Cabanha Tellechea, do expositor Sérgio Bastos Tellechea, de Uruguaiana/RS, com o animal Tellechea 4085 Sandyknowe (TAT 4085). Com a vaca São Bibiano 7216 Cab Baronesa (TAT TE8434), a Cabanha São Bibiano, do expositor Antônio Martins Bastos Filho, também de Uruguaiana, garantiu o título de reservada de grande campeã. O prêmio de terceira melhor fêmea foi garantido pela Agroottoni, do expositor Elio Roque Ottoni em parceria com a Cabanha da Corticeira, com a Ottoni Bela TEA15 Corticeira (TAT TEA15).
Machos
Nos machos da raça Ultrablack, o pódio de grande campeão foi concedido ao expositor Diego Panosso, da Cabanha La Reina em Uruguaiana/RS, com o animal UB La Reina 3129 Zorza Grego (TAT 3129). Conquistando mais um prêmio a Cabanha 4 Linhas, do expositor Luiz Antonio Venker Menezes, conquistou o título de reservado grande campeão, em parceria com Erni Bublitz, com o touro 4 Linhas Astro U237 D. Black (TAT U237). O título de terceiro melhor macho Ultrablack ficou com a Cabanha Tellechea para animal Tellechea UB04 Addition (TAT UB04).
Entre os machos Angus, o animal Bortolozzo TE31 Artemis 14 Resource (TAT TE31) do expositor Vinicius Bortolozzo, da Cabanha Bortolozzo de Bom Jesus/RS, ficou com o título de grande campeão. Como reservado grande campeão foi escolhido pelo jurado o animal São Bibiano Cab Emblazon TE8455 (TAT TE8455) da Cabanha São Bibiano, de Uruguaiana, do expositor Antônio Martins Bastos Filho. O terceiro melhor macho foi garantido pela Cabanha 4 Linhas, com o touro 4 Linhas Duque TEA138 Resource (TAT TEA138).
Palavra dos grandes campeões
Para o gestor da Cabanha 4 Linhas, Álvaro Dumoncel, o resultado representa a confirmação do trabalho desenvolvido na propriedade. “Tivemos de novo a felicidade de ter a grande campeã e o reservado grande campeão nos machos. Isso quer dizer dentro da nossa Cabanha uma consistência de sequências de qualidade, tanto de escolha, quanto de cuidado, porque é muito importante estarem bem apresentados e evoluírem bem na pista. E este gado que está ganhando aqui, já é fruto dos animais que nós ganhamos atrás”, destacou.
Conforme Sérgio Tellechea, proprietário da Cabanha Tellechea, o título é reflexo da seleção genética desenvolvida ao longo de muitos anos. “A pista de Uruguaiana é muito concorrida, muito pesada. A qualidade dos animais sempre é muito importante e muito diferenciada, é uma prévia da Expointer. Ganhar o título máximo em fêmeas, que é das coisas mais difíceis na raça Angus sempre nos enche de orgulho. Embora já faça muito tempo que a gente está na raça, cada campeonato tem um gosto especial. Nossa fêmea é uma fêmea diferenciada, que alia muita carne e muita qualidade racial, que é aquilo que a gente hoje mais busca na nossa Cabanha”.
Segundo o responsável técnico pela Cabanha Lá Reina, Marcelo Pons, o animal vencedor faz parte do início da criação da raça na propriedade. “A La Reina está estreando no Ultrablack este ano, já com o pé direito, com este terneiro que a gente considera um exemplar de como a gente imagina que seja um Ultrablack. A gente gosta bastante dele, já nasceu um terneiro que nos agradou desde o início. Esperamos aumentar o Ultrablack, que a gente está começando, e tentar seguir os mesmos passos do terneiro”, pontuou.
Vindo de Bom Jesus/RS, o proprietário da Cabanha Bortolozzo, Vinicíus Bortolozzo, destacou a importância de vencer a categoria em Uruguaiana. “Nós viemos de longe e fizemos 800km para estar aqui. Semana passada fomos grande campeão nacional no Hereford, em Bagé. Estamos há 15 dias fora de casa. Eu acreditava muito neste touro e não poderia deixar de vir aqui, na pista mais pesada do Brasil, depois de Esteio. Fico muito feliz pela representação que é Uruguaiana para a raça, eu por eu vir lá da serra e conseguir ganhar”.
Fonte: Associação Brasileira de Angus