Trabalho sobre cultivares de milho do Programa Troca-Troca é destaque na Misosul

Estudo foi desenvolvido por pesquisador do CEPADI de Vacaria

O trabalho “Ensaio de cultivares de milho do programa troca-troca na safra 2022-23”, de Rogério Aires, pesquisador do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Agricultura Digital e Irrigação (CEPADI) da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), foi eleito como trabalho destaque da Subcomissão Técnica de Genética, Melhoramento, Pós-colheita e Tecnologia de Sementes da III Misosul – Reunião Técnica Sul-Brasileira de Pesquisa de Milho e Sorgo, que ocorreu em Pelotas na última semana. O trabalho foi escolhido pela relevância na qualificação de uma das principais políticas públicas agrícolas do Estado, que é o Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

O estudo avaliou o potencial produtivo de híbridos de milho ofertados pelo Programa Troca-Troca de Sementes na safra 2022/2023 para os produtores. Foram conduzidos experimentos nos municípios de Vacaria, Veranópolis, Júlio de Castilhos, Canguçu, Coxilha, Três de Maio e São Borja. “Mesmo sendo o trabalho muito prejudicado pela estiagem, nos ambientes favoráveis, que apresentaram precipitação adequada para o desenvolvimento do milho, a grande maioria das cultivares testadas superou a produtividade alvo do ensaio, atestando o alto potencial produtivo dos híbridos ofertados pelo Programa Troca-Troca”, destaca o pesquisador Rogério Aires.

Pesquisador  Rogério Aires, do CEPADI/Seapi, na reunião da Misosul (terceiro da direita para a esquerda)
Pesquisador Rogério Aires, do CEPADI/Seapi, na reunião da Misosul (terceiro da direita para a esquerda) – Foto: imagem/divulgação Misosul

O Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo existe desde 1988 e tem por objetivo alavancar a produção de milho no Rio Grande do Sul. 

Sobre a Misosul

A III Misosul ocorreu de 10 a 12 de setembro e contou com a participação de mais de 100 inscritos. As palestras abordaram temas como economia e situação de safra, manejo de solo, controle da cigarrilha e micro-organismos como bioinsumos.

O encontro teve por objetivo atualizar a periodicidade técnica para o milho e sorgo no Sul do País, bem como fornecer material e atualização de conhecimentos para pesquisadores, professores, extensionistas, assistentes técnicos e produtores.

Os pesquisadores Rogério Aires, do CEPADI de Vacaria e Sérgio Dias Lannes, do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Fruticultura (CEFRUTI) de Veranópolis, ambos do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA), e Valdomiro Haas, chefe da Divisão de Infraestrutura e Crédito do Departamento de Governança dos Sistemas Produtivos (DGSP), participaram da Comissão Organizadora do evento pela Secretaria da Agricultura.

A reunião é a terceira unificada entre os três estados do sul e a primeira realizada no Rio Grande do Sul. O evento é uma realização da Embrapa, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário Edmundo Gastal (FAPEG).

A IV Misosul será em Campos Novos/SC, em 2025, e ficará sob a coordenação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo