Secretaria da Agricultura do RS participa de ciclo de palestras sobre citricultura

Pesquisadores e fiscais estaduais agropecuários da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) participaram, nesta quinta-feira (5/10), da primeira edição do Ciclo de Palestras de Citricultura, promovido pela Prefeitura de Pareci Novo. O evento integrou a 8ª Citrusflor: “A grande festa das Flores, Mudas e Frutas” do município, que ocorre até domingo (8/10) e tem a finalidade de levar conhecimento e tecnologias para os técnicos e produtores da região.

Durante o ciclo, palestrantes de diversas instituições abordaram o panorama da citricultura na cidade e região, a qualidade de muda cítrica, o controle de pragas, o manejo e nutrição, a prevenção à doença HLB e o diagnóstico da fiscalização sanitária nos pomares da região.

O diretor do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) da Seapi, Caio Efrom, falou sobre “Controle de Ácaros e Mosca-das-Frutas em Citros”. Segundo ele, são dois dos principais problemas de pragas na citricultura do município e região. Ele apresentou alguns detalhes do controle dessas pragas.

“Trata-se de uma diversidade de ferramentas e situações que devem ser consideradas e que envolvem desde o correto monitoramento da praga, a rotação de produtos fitossanitários, alternativas de controle biológico, até tecnologias desenvolvidas por nós, em conjunto com a Universidade Federal do RS, que têm um enorme potencial de controle. Como a utilização de filme de partículas minerais, através do caulim”, exemplificou Efrom.

“São muito importantes momentos como este, pois podemos mostrar o resultado do trabalho realizado pela Seapi e, no nosso caso, pela pesquisa agropecuária. E fazer o conhecimento chegar na ponta, nos produtores e técnicos, que é quem precisa”.

Também palestraram no evento representantes do Departamento de Defesa Vegetal da Seapi. A chefe da Divisão de Defesa Vegetal, Rita Antochevis, falou sobre “Estratégias para Prevenção e Controle da Doença HLB/Greening e Plano de Exclusão e Contingência”; e os fiscais estaduais agropecuários  Rui Eduardo Grillo Ragagnin e Leandro Menegon abordaram o “Diagnóstico de Fiscalização de Citros em Pomares e Viveiros da Região”.

Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo