RS terá novos episódios de chuva intensa nos próximos dias

Os próximos dias devem trazer novos episódios de chuva intensa no Rio Grande do Sul. É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 46/2023, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Irga.

No decorrer do sábado (18/11), o ingresso de uma massa de ar seco vai afastar a instabilidade e somente nos setores Norte e Nordeste são esperadas pancadas de chuva no período da manhã. No domingo (19/11), a presença do ar seco garantirá o tempo firme e temperaturas amenas em todas as regiões.

Chuva prevista (mm) de 16 a 22 de novembro de 2023

Na segunda (20/11) e terça-feira (21/11), o ingresso de ar úmido e quente favorecerá o aumento da nebulosidade e a elevação das temperaturas. Na quarta-feira (22/11), a aproximação de uma nova área de baixa pressão deverá provocar pancadas de chuva e trovoadas, com chance de novas tempestades na maioria das regiões.

Os volumes esperados são elevados na maior parte do Estado e deverão oscilar entre 90 e 130 mm na maioria das áreas da Metade Norte, podendo alcançar 200 mm acumulados em diversas localidades do Planalto, Serra do Nordeste, Campos de Cima da Serra e Litoral Norte. Na Fronteira Oeste, Campanha e Zona Sul os totais previstos deverão oscilar entre 50 e 70 mm na maioria dos municípios.

O boletim também aborda a situação de diversas culturas e criações de animais pelo Estado. Acompanhe todas as publicações agrometeorológicas da Secretaria em  www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.

Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo