Rio Grande do Sul participa da Semana Regional do Clima no Panamá

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura representará o Governo do Rio Grande do Sul durante a Semana do Clima da América Latina e do Caribe (LACCW). O evento, promovido pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), acontece até sexta-feira (27), na Cidade do Panamá.

O encontro reúne entidades governamentais, profissionais do meio ambiente, empresas e sociedade civil para discutir temas urgentes relacionados às mudanças climáticas e o cumprimento das metas do Acordo de Paris na limitação do aumento da temperatura global.

A secretária da Sema, Marjorie Kauffmann, a convite da UNFCCC, será palestrante no espaço Segmento Ministerial do Painel Desbloqueando o financiamento para a transformação subnacional através da governança multinível, nesta quinta-feira (26/10). O painel discutirá a liderança subnacional na promoção da governança climática.

A intenção é apresentar como as diversas regiões estão empreendendo ações climáticas urgentes, e como os atores governamentais locais e subnacionais contribuem e apoiam os governos nacionais na implementação das suas políticas nacionais e planos de ação climática.

“O Estado apresentará as ações do Proclima2050 e as estratégias para o enfrentamento das mudanças climáticas, lançado pelo governo do Rio Grande do Sul. O RS está entre os estados que mais têm ações efetivas para redução, mitigação, adaptação e resiliência às mudanças climáticas. A relevância do painel está em demonstrar a complexidade envolvida na promoção e no desenvolvimento de ações diante de eventos climáticos extremos recorrentes”, pontuou a titular da Sema, Marjorie Kauffmann.

Segundo a coordenadora da Assessoria do Clima (Asclima), Daniela Mueller de Lara, o Rio Grande do Sul avança nas iniciativas relacionadas às mudanças climáticas e reforça o compromisso com a redução de gases de efeito estufa e a preservação do meio ambiente.

Semanas Regionais do Clima

Anualmente, as semanas do clima são realizadas em quatro regiões: África, Oriente Médio e África do Norte, Ásia-Pacífico, e América Latina e Caribe. A LACCW é uma das quatro semanas previstas para este ano, em preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), que acontecerá de 30 de novembro a 12 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Ainda, durante o encontro, a Sema irá reunir-se com a Rede Global de Governos Locais para a Sustentabilidade (ICLEI), que prestará assessoria para a secretaria na COP28. A Rede e o Estado firmaram uma parceria para desenvolver a governança para a mitigação, adaptação, resiliência climática.

Confira a programação no site da LACCW.

Fonte: Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo