Reprodutor Angus que participar da PEA 2023 terá DEP de Eficiência Alimentar
Criadores que enviarem animais para a Prova de Eficiência Alimentar (PEA) Angus 2023 serão os primeiros a receber a inédita Diferença Esperada na Progênie (DEP) de Eficiência Alimentar. O teste, promovido pela Associação Brasileira de Angus em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), será realizado no centro de pesquisa de Bagé (RS) e gerará dados para os exemplares participantes e seus ascendentes diretos (pais e mães). As inscrições para a prova encerram-se no dia 10 de março. Para participar, é necessário cadastrar os reprodutores junto ao setor de fomento da Angus pelo e-mail tecnico@angus.org.br. A PEA será subsidiada pela Angus com bônus de até R$ 2.000,00 por touro, o que representa mais de 50% do custo total.
Como de costume, a prova incluirá 20 dias de adaptação às instalações e à alimentação e 70 dias de avaliação dos animais. O início do teste está previsto para o dia 15 de março e contará, ao final, com medição da emissão de metano dos reprodutores. “Essas primeiras DEPs são a prova do avanço consistente na seleção por eficiência alimentar. Em breve, devemos predizer os exemplares mais eficientes para produção de carne de qualidade com menos ingestão de alimento sem a necessidade de provas, isso por meio da genômica”, pondera Mateus Pivato, gerente de fomento da Angus.
Segundo o pesquisador e chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, expandir o uso da DEP de Eficiência Alimentar a todo o rebanho Angus ainda não é possível, uma vez que o montante de animais avaliados para essa característica é pequeno frente aos reprodutores registrados. “Por isso, todos os anos, reforçamos aos criadores a importância de participar das provas. Certamente, a possibilidade de ter a DEP de Eficiência Alimentar dos animais participantes da PEA de 2023 deve incentivar os pecuaristas a integrarem as avaliações deste ano”, espera.
Fonte: Associação Brasileira de Angus