Primeira Classificatória ao Freio de Ouro 2023 marca história do Evento Argentino

Expressando o perseverante fomento do Cavalo Crioulo, comprovado através dos números de eventos que são realizados constantemente em solo brasileiro, aliados aos eventos internacionais com presença garantida de exemplares da raça, demonstrando suas habilidades em provas Classificatórias Oficiais, o saldo apresentado é positivo, e não foi diferente no último final de semana. Da Argentina a São Paulo, passando por rotas em cidades do Rio Grande do Sul (Quaraí, Esteio e Herval) e em Santa Catarina (Chapecó e Araranguá), com participação de mais de 430 animais, somou-se um total de sete eventos Oficiais do Cavalo Crioulo

“Freno de Oro” – marco histórico com número de participantes 

Marcando a presença e largando oficialmente para ao Ciclo do Freio de Ouro 2023, o Cavalo Crioulo se fez presente em um dos mais renomados festivais folclóricos da América Latina, na província de Córdoba, em Jesús María, Argentina, na Classificatória Argentina, realizada pela Associação de Criadores de Cavalos Crioulos da Argentina, contando com a participação de 78 exemplares da raça. Em um marco histórico no “Freno de Oro”, Rodrigo Diaz de Vivar, jurado argentino da categoria Machos e Presidente da Comissão do Freio de Ouro da Argentina destaca que “é bom ver esse número de cavalos na pista. Número máximo presente na história do Freio Argentino. Com ginetes uruguaios, brasileiros e claro argentinos que continuam melhorando a cada ano. Foram notas altas de cabresto com cavalos importantes na pista”. 

Diaz comenta que a primeira fase e etapas que envolvem novilhos foram difíceis para todos os conjuntos, o que trouxe ainda mais emoção à competição, usando uma velha frase do Freio de Ouro, “Tirando o primeiro macho que se manteve firme, as coisas foram mudando e como dizem “freio é freio”, e até a última vaca nada se define. As últimas vacas foram corridas e assim conseguimos obter dois animais classificados para  Esteio 2023. Uma nova final terminou e um novo ciclo desta prova começou, e que continua crescendo ano após ano”, finaliza

>>> Clique aqui e confira o Resultado Fêmeas <<< 

>>> Clique aqui e confira o Resultado Machos <<<

Ranch Sorting em Rio Claro mostra competitividade do Cavalo Crioulo 

Com 3 mil quilômetros de distância da classificatória argentina, acontecia o Ranch Sorting em Rio Claro, São Paulo, na região 8, com mais de 86 inscrições, somando mais de 600 passadas. Este fato firma o sucesso do projeto expansionista do Cavalo Crioulo na modalidade, onde nesse ciclo segue com a parceria Liga Leste Paulista de Team Penning e Ranch Sorting x Cavalo Crioulo. Liga essa que tem mais de 20 anos de experiência, com pessoas dedicadas e focadas no crescimento das modalidades, que abraçaram a proposta do Cavalo Crioulo, como enfatizado por Gerson Almeida de Medeiros, Gerente de Expansão. “Ambiente propício para família, no qual um dos maiores objetivos da nossa entidade e sua diretoria, conseguimos estabelecer um grupo forte de competidores nas modalidades e com alta performance em pista, com inúmeras vezes sendo os melhores tempos das categorias em geral.


Mostrando assim que nosso cavalo é competitivo e se encaixa perfeitamente para as modalidades que exigem aptidão com o boi. Para o próximo ciclo entraremos com a modalidade Cow Horse/Vaquero em parceria com a liga leste, estamos trabalhando muito nessa modalidade em específico”, conclui Gerson.

Fonte: ABCCC

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo