Parceria Angus e Sebrae RS vai aumentar a inclusão de reprodutores para a Avaliação Genômica do PROMEBO

Uma parceria inédita entre a Associação Brasileira de Angus e o Sebrae/RS vai fomentar a inclusão de reprodutores na avaliação genômica do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (PROMEBO®). O Sebrae RS vai facilitar o acesso dos produtores a inovação, através de subsídio para realização de exames de genotipagem, onde o objetivo é genotipar 2350 reprodutores da raça Angus de diversos criadores. Atualmente o programa conta com mais de 9300 reprodutores genotipados.

“Parcerias como estas aceleram a inclusão de mais reprodutores no PROMEBO. Com este subsídio conseguiremos atingir um número maior de genotipagem neste ano e difundir o uso da seleção genômica nos rebanhos Angus e Ultrablack. Teremos informações mais acuradas dando ainda mais celeridade no progresso genético. A Associação será responsável pela coordenação do projeto como já faz nas solicitações tradicionais de genotipagem pelo criador, porém com um custo menor. Faremos todo o fluxo de informação destes dados junto ao Sebrae e ao Promebo”, comemora Mateus Pivato, Gerente de Fomento da Associação Brasileira de Angus.

Mateus explica que atualmente o custo para o criador fazer a avaliação genômica gira em torno de R$112,50 por animal, “com esta parceria o valor passará a ser pouco mais de sessenta reais. Vale lembrar que o apoio será apenas para criadores do Estado do Rio Grande do Sul que tenham uma movimentação que caracterize micro ou pequena empresa”.

Juliano Bolzoni, gestor de projetos do Sebrae/RS e responsável pela parceria salienta que “a genômica permite aos técnicos e produtores a possibilidade de conhecer geneticamente os rebanhos, podendo escolher a característica que melhor encaixa na sua realidade, gerando assim melhores resultados produtivos na busca por um aumento de rentabilidade dos seus negócios”.

Importância do PROMEBO® para a raça

Coordenado pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), o Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (PROMEBO®) está baseado na avaliação de reprodutores de diferentes rebanhos e no cruzamento de dados entre eles.

“É por meio do PROMEBO® que conseguimos eliminar fatores ambientais e fazer uma avaliação precisa das questões genéticas determinantes para identificar realmente os indivíduos superiores em um rebanho. E a consequência é o aumento da qualidade para a indústria e melhoria da carne como um todo”, comemora Rogério Rotta Assis, vice-presidente técnico da Angus.

“Uma das minhas metas quando assumi foi buscar parcerias com universidades, entidades de pesquisa e o poder público. E ter o Sebrae ao nosso lado neste projeto nos dá folego de seguir nosso propósito, conseguiremos genotipar mais de dois mil animais”, finaliza Mariana Tellechea, presidente da associação.

Para saber mais sobre o projeto e como participar, entre em contato com a Associação Brasileira de Angus através do contato (51) 99809-6806 com Danielli Minuzzo.

Fonte: Associação Brasileira de Angus

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo