NCCC da Serra Catarinense abre a programação de Passaportes 2024

Recém chegada a estação do ano que enche os campos de vida por meio dos nascimentos das futuras apostas da raça, além dos sonhos através de acasalamentos estudados, programados e repletos de expectativa em produzir aqueles que trazem as emoções e alegrias esperadas por todos criadores, a Primavera este ano também traz uma novidade: o Ciclo de Passaportes Morfológicos a Expointer 2024.  Recuperado rapidamente o fôlego das fortes emoções que passaram durante a Expointer 2023, inicia neste final de semana, entre os dias 06 a 08 de outubro, os dois primeiros passaportes do Ciclo 2024, um em Lages/SC e outro em São Gabriel/RS. Ao todo serão seis passaportes de primavera (ao todo o ciclo contará com mais de 20 passaportes), decisão tomada em conjunto pela Diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). 

Trazendo ainda mais visibilidade a raça e criadores do Cavalo Crioulo, o tradicional Passaportes a Expointer em  Lages/SC, que acontece no Parque de Exposições Conta Dinheiro, está inserido dentro da programação da Feira Nacional Multissetorial: Expolages 2023. Responsáveis por ordenar as filas e escolher aqueles que vão receber as escarapelas de Campeões carimbando assim o passaporte, a dupla de jurados formada por Alexandre Pons Suñe (Jurado Principal) e Luciano Comiotto (jurado Auxiliar). 

Décadas de História: NCCC da Serra Catarinense – Pedro Paulo Lisboa 

Para ilustrar um pouco da história do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Serra Catarinense – Pedro Paulo Lisboa, temos que voltar ao tempo, precisamente na década de 80, onde alguns criadores mais antigos movidos pela paixão e gana de fomento da raça crioula criam a Associação Catarinense de Criadores de Cavalos Crioulos, (na época, existiam outras duas a Associação Paranaense e a Associação Paulista de Criadores de Cavalos Crioulos). A instituição catarinense, levava o nome de um dos seus fundadores: Adolfo Luiz Nunes Martins (pai dos irmãos e atuais jurados das modalidades do Cavalo Crioulo Adolfo José Martins Neto e Lauro Martins Varela, que contribuíram com as informações para elaboração deste texto). Passado o tempo, no final da década de 90, houve a extinção por parte da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) dos títulos de Associações, padronizando as mesmas, que passaram a usar a categoria de Núcleos, que na ocasião o Núcleo Catarinense, prestou homenagem a outro criador importante e de referência na região: Pedro Paulo Lisboa.

Resgatando a história de Cavalos com nome de peso nos registros de mérito da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, onde os proprietários foram ou são integrantes do NCCC Pedro Paula Lisboa, vale a pena ressaltar extinta Cabanha Maior (que agora leva o nome de Porto Martins Crioulos, de onde saiu a Freio de Prata 2022: Labareda da Maior) tendo campos em Painel, município vizinho a Lages, com os marcantes pais da raça: Hermoso, Farrapo e Buenaço. Tradicionais na realização de exposições morfológicas e passaportes, Lauro Varela destaca os animais passaporteados em Lages, que marcaram presença na Final da Morfologia Expointer, entre elas a Bi-Reservada de Grande Campeã da Expointer RE Pioneira – TE. 

Além do registro histórico marcante nos mérito da raça, os integrantes do NCCC da Serra Catarinense – Pedro Paulo Lisboa, marcam as modalidades esportivas, possuindo expressivo número de participantes nas provas do Freio do Proprietário, representado esse ano pelo atual presidente Márcio Ávila, que conquistou na final da modalidade, que aconteceu no ultimo final de semana (30), na Arena do Cavalo Crioulo, o Freio de Alpaca, na Categoria Amada A. 

PROGRAMAÇÃO 

PROGRAMAÇÃO SOCIAL 

Confraternização e Show La Negra

Tributo a Mercedes Sosa

Báda e Lugon

Sábado: 19H

Obs: Somente a Sócios e Expositores.

Fonte: ABCCC

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo