Mapa altera calendário da semeadura no Rio Grande do Sul

Alteração foi uma solicitação dos produtores rurais do Estado

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) autorizou a alteração das datas de semeadura de soja no Rio Grande do Sul. O período anteriormente divulgado, de 01 de Outubro a 08 de janeiro, um total de 100 dias, foi considerado insuficiente pelos produtores do Estado.

Diante disto, a Farsul, em conjunto com a Secretária da Agricultura e demais entidades, encaminhou para o Mapa, ainda no mês de julho, solicitação de revisão do período. A nova definição, já publicada no Diário Oficial, divide as datas conforme a região dos municípios.

A Região I teve data alterada para 01 de outubro de 2023 até 18 de janeiro de 2024, um total de 110 dias. Na Região II, a nova data é de 01 de outubro de 2023 até 28 de janeiro de 2024, um total de 120 dias. E para a Região III, de 01 de outubro de 2023 até 08 de janeiro de 2024, um total de 100 dias.

Existem excepcionalidades para estes períodos, que serão definidas pela Secretária da Agricultura. As condições para isso são: safrinha soja sobre safra de milho sequeiro ou irrigado, condições de adversidades climáticas, ou produção de sementes de soja.

Confira a portaria.

Fonte: Imprensa Sistema Farsul

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo