Gaúcha Norte: Etapa morfológica e primeira parte de provas funcionais definem primeiros líderes parciais

O primeiro dia de disputa da Classificatória Gaúcha Norte foi dedicado à etapa morfológica de ambas categorias e o começo da etapa funcional da categoria fêmeas. No Parque Pastoril, em Uruguaiana, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, 77 animais foram admitidos pelo técnico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Manoel de Macedo Pons Neto e deram início a disputa das vagas na final do Freio de Ouro 2023. 

Nesta quinta-feira (08), além da avaliação morfológica de todos os exemplares, 22 conjuntos (do Box 01 ao Box 24) da categoria fêmeas entraram em pista para realizar a etapa de Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas. Estão tendo a missão de julgar essa Classificatória, na Categoria Fêmeas: Diogo Pinto Ferreira, Luis Rodolfo da Costa Machado e Thiago Schilling de Ávila, enquanto quem avalia a Categoria Machos serão os jurados: Arthur Severo Zago, Leonardo Rodrigues Teixeira e Mário Móglia Suñe. 

Os exemplares voltam em pista nesta sexta-feira (09), a partir das 8 horas, quando a categoria fêmeas completa sua prova e os machos serão avaliados na etapa funcional em sua fase classificatória. 

Etapa morfológica define primeiras lideranças parciais na Gaúcha Norte

Entre as fêmeas, fazendo a sua estreia em Classificatórias, Basca Evidência liderou parcialmente a etapa morfológica desta Classificatória, com 8,150 pontos de média. Já estando presente na Morfologia Expointer de 2020, a zaina negra salina é filha de Basco Onássis com mãe BT Diva, criada e exposta por Mariana Franco Tellechea e Filhos, Cabanha Basca, Uruguaiana/RS. Foi domada por Fábio Dornelles Amaral e é conduzida pelo ginete Gabriel Viola Marty.

Puxar fila morfológica não é uma novidade para o exemplar, entre os machos, que lidera parcialmente a Classificatória Gaúcha Norte. Querendon do Recanto Crioulo ponteia a disputa com 8,500 pontos de média após a etapa morfológica. O cavalo tem uma longa trajetória morfológica, já foi Terceiro Melhor Macho (na Morfologia Expointer 2016) e Grande Campeão e Melhor Exemplar da Raça (na Morfologia Expointer 2018). Em sua trajetória funcional também já ostenta importantes conquistas, como Bocal de Prata em 2021 e foi 1º lugar nesta mesma Classificatória, em 2022. O zaino é filho de Mañanero Manicero e Indaia da Vila Velha, é criação de Adelmo Hess, exposto por Vinícius e Rafaela dos Santos, Cabanha Dom Vico, Santiago/RS, conduzido pelo ginete Fábio Teixeira da Silveira.

>>> Confira aqui a planilha parcial após a etapa morfológica

Começo das etapas funcionais define nova líder até o momento entre as fêmeas

Saindo da segunda colocação na etapa morfológica, Mutuca do Ribeirão Bonito terminou o dia na primeira colocação parcial entre as fêmeas, com média parcial de 20,150 pontos, após a etapa de Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas. Iniciando sua trajetória nas provas funcionais em 2022, a picaça bragada foi oitava colocada no Freio de Ouro daquele ano e, neste ciclo, credenciou-se em Lagoa Vermelha/RS, com a maior média entre todos os exemplares que estão participando desta Classificatória (com 22,053). Filha de Imperador do Ribeirão Bonito e mãe Essência do Ribeirão Bonito, é criação de Arison Jung, exposta por Ganadera Victoria S.A, conduzida pelo ginete Daniel Waihrich Marim. Lembrando que o restante das éguas (do box 25 ao box 48) ainda finaliza as etapas na manhã de sexta-feira. 

>>> Confira a planilha parcial (do Box 01 ao 24) após a etapa de Andaduras, Volta Sobre Patas e Esbarradas das fêmeas

O ciclo do Freio de Ouro 2023 conta com o patrocínio de John Deere, KTO, Facta Financeira, Supra e Vetnil, além do apoio de Oviedo e Associação Brasileira de Hereford e Braford. 

PROGRAMAÇÃO

 📍 Sexta-feira – 09/06/2023

08h – Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas – Classificatória Gaúcha Norte – Categoria Fêmeas (Box 25 ao 48)

Sequência – Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas – Classificatória Gaúcha Norte – Categoria Machos (Box 49 ao 96)

Assado oferecido pelo NCCCFBT após as provas;

📍 Sábado – 10/06/2023

08h – Mangueira I – Classificatória Gaúcha Norte – Categorias Fêmeas/Machos

14h – Campo I – Classificatória Gaúcha Norte – Categorias Fêmeas/Machos

10/06/2023 – (Após campo I) – Prova Cavalinho de Pau, organizada pela Comissão Jovem (19:00) Concurso de Assado Carne Hereford e Braford – Parceria ABCCC e ABHB; 11/06/2023 – Assado oferecido pelo NCCCFBT após as provas.

📍 Domingo – 11/06/2023

08h – Início da transmissão ao vivo

08h10 – Início da Fase Final – Classificatória Gaúcha Norte – Categorias Fêmeas/Machos

Fonte: ABCCC

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo