Farsul promove seminário sobre GEE

Evento acontece em formato híbrido no dia 23 de maio

As comissões do meio Ambiente e Pecuária de Corte da Farsul irão realizar, no dia 23 de maio, o seminário “A agropecuária e os gases do efeito estufa: vilã ou solução?”, que acontece no auditório da sede da Federação, a partir das 8h com transmissão pelo YouTube da Farsul. Para acompanhar de forma presencial é necessário fazer inscrição pelo e-mail inscricao@farsul.org.br.  

Atualmente, os olhos do mundo estão voltados para a agropecuária brasileira. Especialmente quando o assunto está ligado a temas como os gases do efeito estufa (GEE) e o aquecimento global. O sexto relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, publicado em 20 de março de 2023, aponta a indústria de carne e laticínios como um dos principais ofensores, sendo responsável por 14,5% das emissões do planeta. “Portanto, não podemos nos furtar de enfrentar essa questão de frente e esse é o objetivo da Farsul na promoção deste evento. A Federação deseja levar aos produtores os mais recentes conhecimentos de como e porque conduzir sistemas agropecuários que, além de possibilitar maior produtividade, preservam e enriquecem o ambiente de produção”, explica o presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira.

Para isso, serão cinco palestrantes reconhecidos internacionalmente pelo conteúdo técnico e qualidade de seus trabalhos científicos sobre este tema. Os participantes são Fabiana Villa Alves, do Ministério da Agricultura e Pecuária, falando sobre “Cadeias produtivas descarbonizadas: o outro lado da moeda”; Alexandre Berndt, da Embrapa Sudeste (São Carlos, SP) com “Emissões e remoções de carbono da pecuária: qual o balanço?”; Cimélio Bayer, professor do Departamento de Solos da UFRGS, com “Potencial de mitigação das emissões de GEE e de adaptação dos sistemas agrícolas às mudanças climáticas”; Cristina Genro, da Embrapa Pecuária Sul (Bagé, RS), com “Mitigação do metano produzido por ruminantes”; e Paulo Carvalho, professor do Departamento de Forrageiras da UFRGS, com “Quando a produção a pasto faz bem para o planeta?”.

Fonte: Imprensa Sistema Farsul

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo