Aplicativo ajuda a calcular conforto térmico para bovinocultura de leite

Um novo aplicativo para dispositivos móveis vem para auxiliar na bovinocultura, relacionando o estresse térmico com a queda ou não na produção diária de leite. O BovConfort está disponível para download gratuito neste link, rodando em aparelhos com a plataforma Android.

“O aplicativo é voltado para criadores e profissionais das Ciências Agrárias, no sentido de auxiliar a identificar situações de estresse térmico em bovinos leiteiros e projetar estimativas de perdas na produção de leite decorrentes desse estresse. Com estas informações, eles podem estabelecer estratégias de manejo para mitigar os efeitos”, explica a coordenadora do projeto, a pesquisadora Adriana Tarouco.

No BovConfort, o usuário insere dados de previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de sua localidade, tais como temperaturas máxima e mínima, e umidade relativa do ar máxima e mínima. “O aplicativo calcula o Índice de Temperatura e Umidade (ITU), identificando as faixas de conforto ou desconforto térmico às quais os animais podem ser submetidos, estimando os efeitos na produção de leite”, detalha Adriana.

O BovConfort é resultado de um projeto de pesquisa do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDPA/Seapi), para o desenvolvimento de ferramentas digitais aplicadas na área de produção de bovinos. O grupo já conta com dois outros aplicativos disponíveis: o BovCria e o BovSan.

Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo