Agricultura promove ações de Educação Sanitária em Mostardas sobre influenza aviária

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) promoveu, nos dias 22 e 23 de maio, ações de Educação Sanitária sobre a influenza aviária no município de Mostardas, próxima ao Parque Nacional da Lagoa do Peixe. O Parque é um importante ponto de pouso para aves migratórias, se tornando um local de interesse para a vigilância ativa da Seapi.

Na segunda-feira (22/05), houve uma reunião na sede do sindicato rural da cidade, com representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Emater-RS/Ascar, Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama (Cetas/Ibama) e o ICMBio Lagoa do Peixe. A coordenadora do Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa) do Mapa, Juliana Moreira, também participou.

“Conversamos sobre estratégias conjuntas de comunicação e educação sanitária sobre influenza aviária na região. Considerando que, apesar de haver casos no Brasil, o Rio Grande do Sul não detectou nenhum foco da doença”, detalha o coordenador de Educação Sanitária da Seapi, Felipe Campos.

Na terça-feira (23/05), uma equipe interinstitucional, composta por servidores da Seção de Educação Sanitária da Seapi, Ministério da Agricultura e Ibama, promoveu uma ação de conscientização na Escola Estadual de Ensino Médio Padre Simão Moser, em Mostardas. Foram realizadas atividades com cinco turmas nos turnos da manhã, tarde e noite, totalizando 241 alunos. Todas as ações foram acompanhadas pelos professores da escola. A cartilha “Diálogos para prevenção da Influenza Aviária”, produzida pelo Ministério, foi utilizada como base para a condução da atividade.

“Empregamos metodologias ativas de ensino-aprendizagem em relação à avaliação do conhecimento dos jovens sobre influenza aviária e trabalhamos os principais pontos aqui na região de Mostardas, que é bem importante por causa das aves migratórias”, finaliza Felipe.

Atividades de Educação Sanitária foram conduzidas na Escola Estadual de Ensino Médio Padre Simão Moser, em Mostardas
Atividades de Educação Sanitária foram conduzidas na Escola Estadual de Ensino Médio Padre Simão Moser, em Mostardas – Foto: Felipe Campos

Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo