39ª Feovelha começa nesta quinta-feira (26) com mais de 3,2 mil animais inscritos no Rematão
O Parque Charrua começou a receber os animais destinados à comercialização nesta quarta-feira (25)
Tem início nesta quinta-feira (26), no Parque Charrua, em Pinheiro Machado, a 39ª edição ininterrupta de uma das feiras de ovinos mais tradicionais do Rio Grande do Sul – a Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha). Com foco técnico e comercial, a programação conta com remates, julgamentos, palestras e oficinas; para o público em geral, cerca de 50 estandes dos mais diversos setores estarão presentes até sábado (28).
De acordo com os escritórios de remates Álvaro Porto e Pioneiro, 3.225 animais estarão disponíveis para comercialização durante o tradicional Rematão, marcado para ocorrer nesta quinta, a partir das 14h30. Trata-se de um aumento de 1,2 mil ovinos em relação à última edição. Além disso, nas pistas de julgamentos, segundo informações da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), 337 animais – 81 a galpão e 69 trios de rústicos – disputarão o prêmio da edição. Os julgamentos de classificação de todas as raças acontecem de forma simultânea, em três pistas, na sexta-feira (27), a partir das 8h30.
Para o presidente do Sindicato Rural, Heber Farias, é sempre um desafio promover uma Feovelha, mas a expectativa é positiva. “Tradicionalmente a Feovelha tem uma comercialização acima das médias de remates gerais e isso faz com que os produtores vejam aqui uma boa oportunidade de negócios. Além do mais, em termos de genética, sabemos que ninguém vem pra brincar. Os criadores reservam o que tem de melhor – tanto que, muitas vezes, os animais vencedores aqui também saem vencedores na Expointer, em Esteio, a nossa principal referência”, finalizou.
A programação completa e todas as informações sobre o evento estão disponíveis nas redes sociais da Feovelha (Fecebook e Instagram). Os remates, assim como nas últimas edições, serão transmitidos ao vivo pelo YouTube do Sindicato Rural de Pinheiro Machado. A entrada no Parque Charrua é gratuita.
Fonte: Gislene Farion/Ascom Sindicato Rural de Pinheiro Machado