Tudo o que você precisa saber das Finais do Freio do Proprietário e da Inclusão de Ouro 2021
Após forte chuva e vento que atingiram o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, em novembro do ano passado, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), com o objetivo de sempre manter o alto nível das competições, decidiu por adiar as Finais do Freio do Proprietário e da Inclusão de Ouro para serem realizadas entre os dias 3 e 6 de fevereiro de 2022, no mesmo local. Já o III Concurso Nacional de Guasqueiros, que aconteceria simultaneamente, foi adiado para setembro de 2022.
Na continuação destas finais, não ocorrerá o tradicional exame de admissão no início do evento. Os animais e freios dos competidores serão vistoriados na entrada da pista pelo supervisor técnico no início das etapas. Garantindo a continuidade da seletiva, o time de avaliadores das provas segue o mesmo, e as disputas serão transmitidas ao vivo e integralmente pelos canais oficiais da ABCCC.
Acesso ao local
Para que tudo continue ocorrendo de forma segura, as atividades estarão sob vigência do protocolo sanitário de distanciamento social do Estado do Rio Grande do Sul, o qual flexibiliza a entrada e permanência dentro dos eventos do Cavalo Crioulo. Sendo assim, o acesso ao Parque de Exposições Assis Brasil é restrito a 5 pessoas por conjunto inscrito. Os competidores inscritos devem enviar NOME COMPLETO, CPF e CRMV (no caso do veterinário) dos acompanhantes, identificando também o seu próprio nome, para provas@abccc.com.br para que seja feita a autorização de acesso ao Parque. O acesso se dará pelo portão 16 do Parque.
Jurados
Definidos pelo Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da Associação, três trios de jurados formam o time avaliador da Final do Freio do Proprietário 2021. Serão responsáveis pela avaliação da categoria Amador A os jurados Fernando Harger, Gustavo Weiand e Manoel Vanderlei Braz Gonçalves. Já na Amador B e Master B, Ivens Ortigari Júnior, Rodolpho Demoliner e Luciano Passos serão os incumbidos do julgamento. Na Master A e Feminina, o trio avaliador é composto por Arthur Severo Zago, Daniel Rossato Costa e Douglas Leite Gonçalves. Por fim, a dupla composta por Luciano Passos e Manoel Vanderlei Braz Gonçalves fica com a avaliação dos conjuntos na modalidade Inclusão de Ouro.
Transmissão ao vivo
Com a apresentação da jornalista Estela Facchin, comentários do técnico credenciado à ABCCC Cláudio Azevedo, a continuação das Finais do Freio do Proprietário e da Inclusão de Ouro serão transmitidas na íntegra e ao vivo, de 4 a 6 de fevereiro, pelos canais oficiais da Associação: Youtube Cavalo Crioulo Oficial e Facebook, além do site e aplicativo. No instagram @cavalocrioulooficial você confere os bastidores da prova.
Onde assistir e acompanhar
▶ facebook.com/cavalocrioulooficial
▶ instagram.com/cavalocrioulooficial
▶ www.youtube.com/cavalocrioulooficial
O Freio do Proprietário e a Inclusão de Ouro 2021 têm o patrocínio de Supra, Vetnil e Facta Financeira, além do apoio dos parceiros Oviedo, Estância Liberdade, Cabanha Santa Fé, Estância Vendramin, Estância Tamanca e Cabanha do Parque.
Confira a programação:
02/02/2022 e 03/02/2022 – Quarta e quinta-feira
08h às 20h – Entrada dos animais
04/02/2022 – Sexta-feira
07h – Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas – Categorias Amador B (a partir do box 122), Master B e Feminino
14h – Mangueira 1 – Categorias Amador A, Master A, Amador B, Master B e Feminino
05/02/2022 – Sábado
08h – Campo 1 – Categorias Amador A e Master A
14h30 – Fase Final B / Mangueira 2 e Bayard-Sarmento – Categorias Amador B, Master B e Feminino
17h30 – Inclusão de Ouro
19h – Entrega de Prêmios – Categorias Amador B, Master B, Feminino e Inclusão de Ouro
06/02/2022 – Domingo
08h – Fase Final A / Mangueira 2, Bayard-Sarmento e Campo 2 – Categorias Amador A e Master A
Sequência – Entrega de Prêmios – Categorias Amador A e Master A
Fonte: ABCCC