Sarau do Solar de encerramento da temporada recebe a Orquestra Villa-Lobos

Sarau do Solar – 30 Anos de excelência em espetáculos musicais

O Sarau do Solar Especial de encerramento da temporada 2022, dia 14 de dezembro, às 20 horas, no Theatro São Pedro, recebe o concerto especial da Orquestra Villa-Lobos. O espetáculo “Orquestra Villa-Lobos e Convidados” tem entrada solidária, mediante a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis.

A Orquestra Villa-Lobos encerrará as comemorações dos seus 30 anos no Sarau do Solar Especial com concerto inédito junto a queridos artistas que fazem parte da trajetória de música e transformação social construída coletivamente ao longo dessas três décadas. “Orquestra Villa-Lobos e Convidados” apresentará canções que versam sobre resistência, amor e esperança por um mundo mais justo e fraterno de grandes compositores populares como Gilberto Gil, Milton Nascimento, Roberto e Erasmo Carlos, Marvin Gaye, Beto Guedes, Márcio e Lô Borges, Zé Rodrix, Raul Ellwanger, Zé Caradípia, entre outros. E reunirá no palco 30 músicos da OVL em formação de flautas doces, cordas e percussão, com a participação especial dos músicos Álvaro RosaCosta, Beto Chedid, Maurício Nader, Raul Ellwanger, Stephanie Soeiro e Zé Caradípia. O espetáculo, com duração de 60 minutos, tem a direção geral da maestrina Cecília Silveira.

Os artistas

A Orquestra Villa-Lobos é um programa de educação musical desenvolvido há quase 30 anos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, situada na Vila Mapa, periferia de Porto Alegre. Tem por objetivo proporcionar a inclusão social a crianças e jovens da comunidade por meio da música e de vivências artísticas e socializadoras. A Orquestra tem dois CDs produzidos, O Trenzinho do Caipira (2002) e Olhos Coloridos (2008); o livro Orquestra Villa-Lobos – Música Que Transforma (2012) e os DVDs Orquestra Villa-Lobos Ao Vivo (2013) e Paz & Amor (2020). É reconhecida no Brasil e no exterior – recentemente, pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha – como projeto artístico e referência e recebeu mais de vinte prêmios na área da educação, cultura e direitos humanos. Dentre eles se destacam o troféu de Defesa de Direitos Humanos no Rio Grande do Sul pela UNESCO/Assembleia Legislativa/Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, em 2004; dois prêmios Líderes & Vencedores – Destaque Comunitário 2009 e Referência Educacional 2013, concedido pela Federasul e Assembleia Legislativa do RS; Menção Especial do júri do Prêmio Açorianos de Música 2012; o Troféu Destaque Cultura RS 2018 pelo Conselho Estadual de Cultura RS; o de Melhor Espetáculo do Ano nas edições do Prêmio Açorianos de Música (2019 e 2020). Em 2020, a Orquestra Villa-Lobos foi selecionada na edição do Sarau do Solar. A Orquestra Villa-Lobos já ultrapassou a marca de mil e trezentos concertos no Brasil (RS, SC, RJ, DF, BA, PB) e Mercosul (Argentina e Uruguai) para público superior a 350 mil pessoas. A regente e coordenadora é a professora Cecília Rheingantz Silveira, idealizadora do projeto, que entre outros prêmios, recebeu da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a Medalha do Mérito Farroupilha e o Troféu Guri do Grupo RBS por sua atuação frente à Orquestra.

No repertório do espetáculo estão composições como; Um girassol da Cor de seu Cabelo (Márcio Borges e Lô Borges)/ O Sal da Terra (Beto Guedes e Ronaldo Bastos); Casa No Campo (Zé Rodrix/Tavito); Andar Com Fé (Gilberto Gil); What’s Going On (Marvin Gaye); Asa Morena (Zé Caradípia); Todos Estão Surdos (Roberto e Erasmo Carlos); Eu quero botar meu Bloco na Rua (Sérgio Sampaio); O Mundo (André Abujamra); A Fé Cega faca Amolada (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos); Juízo Final (Nelson Cavaquinho) e Hora de União (Lady Zu / Totó Mugabe).  

Projeto Sarau do Solar – 30 Anos

No ano em que completa três décadas de espetáculos musicais, o Projeto Sarau do Solar realizou 20 apresentações, contemplando diversos gêneros musicais, com artistas consagrados e revelações do cenário musical do Rio Grande do Sul, do Brasil e do mundo.

SERVIÇO

Sarau do Solar de encerramento da temporada 2022 recebe a Orquestra Villa-Lobos

Dia 14 de dezembro, às 20 horas

No Theatro São Pedro

Ingresso solidário – dois quilos de alimentos não perecíveis

Onde assistir

Ao vivo, pela TV Assembleia canal aberto 11.2

Portal da TV AL: https://ww4.al.rs.gov.br/tval

YouTube: https://ww4.al.rs.gov.br/tval/transmissoes

Facebook: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo