São Borja terá estátua em homenagem a Telmo de Lima Freitas

Nesta quinta e sexta-feira (14 e 15 de abril), São Borja presta homenagens à memória do poeta, cantor e compositor Telmo de Lima Freitas. Reconhecido como uma das expressões mais icônicas e representativas da cultura do Rio Grande do Sul, Telmo era são-borjense e faleceu em 2021, aos 88 anos de idade. Na cidade, ele receberá uma estátua, na Praça Tricentenário.

Além disso, em programação organizada por familiares do artista, as cinzas dos seus restos mortais serão lançadas nas águas do rio Uruguai. Ainda na segunda-feira (11/04), familiares e tradicionalistas partiram da cidade de Santiago, em cavalgada pela BR 287, conduzindo as cinzas.

A chegada ao trevo de entrada de São Borja é prevista para as 14h30min desta quinta-feira (14/04). Representantes das entidades tradicionalistas do município e da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SMCTEL) farão a recepção. Depois, as homenagens prosseguem na Praça Tricentenário, zona Sul da cidade.

As atividades na praça começarão às 15h30min. A Secretária de Cultura, Vânia Alves Cardoso, destaca que o ato simbolicamente mais representativo será a inauguração de uma estátua de Telmo de Lima Freitas, em tamanho natural, obra desenvolvida pelo artista plástico Rossini Rodrigues.

Após as cerimônias no local, cavalarianos ligados às entidades tradicionalistas e familiares do homenageado farão peregrinação pela cidade. Haverá visitação ao local onde Telmo teria nascido, no bairro Paraboi, assim como na Fonte de São João Batista, um dos locais mais importantes para ele em São Borja.

Ainda é prevista ida ao 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado, unidade do Exército onde Telmo prestou serviço militar. Ele também tem música dedicada ao Regimento João Manoel. A SMCTEL informa que a sua participação na programação se encerra na Praça Tricentenário.

Fonte: Prefeitura de São Borja

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo