Outono começa no dia 20 de março com chuvas intensas e queda de temperatura no Sul e Sudeste do país

O Outono no Hemisfério Sul inicia-se no dia 20 de março de 2022 às 12h33min e termina no dia 21 de junho às 06h14 (horário de Brasília). É uma estação considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco. Neste período, as chuvas são mais escassas no interior do Brasil, em particular no semiárido nordestino (Figura 1a). Na parte norte das regiões Nordeste e Norte ainda é época de muita chuva, principalmente se houver a persistência do sistema atmosférico denominado Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mais ao sul de sua faixa de atuação. 

A estação caracteriza-se também pelas primeiras incursões de massas de ar frio, vindas do sul do continente, e que provocam a queda das temperaturas, principalmente na Região Sul e em parte da Região Sudeste (Figura 1b). Destaca-se que, durante o Outono, normalmente observam-se as primeiras formações de fenômenos adversos como: nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; geadas nas regiões Sul e Sudeste e no Mato Grosso do Sul; neve nas áreas serranas e nos planaltos da Região Sul, e friagem no sul da Região Norte e nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e até mesmo no sul de Goiás.

Figura 1: Climatologia de: (a) precipitação e (b) temperatura média do ar para o trimestre Abril, Maio e Junho. Período de referência: 1981 – 2010. Fonte: Inmet

O Inmet afirmou que, a partir do dia 19 deste mês, a chegada de uma frente fria associada a uma intensa massa de ar frio deverá provocar chuvas, ventos fortes e queda acentuada nas temperaturas na Região Sul do país. 

Entre a noite de sexta-feira e o sábado (19), as chuvas intensas devem atingir o leste de Santa Catarina e do Paraná e o leste de São Paulo no final de sábado, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A partir do domingo (20), no final do dia, as chuvas intensas devem atingir o Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e zona da mata mineira. Os acumulados de chuva podem superar os 100 mm e os ventos poderão ser maiores que 60 km/h, principalmente em localidades próximas ao litoral.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo