Lançamento do livro “Influência” acontece no dia 1 de novembro no Theatro São Pedro
O Theatro São Pedro recebe no próximo dia 1 de novembro, a partir das 20h, sessão de autógrafos do livro “Influência”, obra de autoria do pesquisador Henrique Fagundes da Costa, que e traz um rico panorama das origens do povo sulino, pela ótica da equitação crioula. O livro conta a história da formação cultural dos gaúchos com imagens produzidas exclusivamente pelo fotógrafo Eduardo Rocha que são mais que recriações históricas, testemunhos vivos que renascem das descrições literárias ganhando uma conexão com a pesquisa. O patrocínio do projeto é da Vital Alimentos, a produção cultural da Magali Produções e a edição da Editora Gaúcha.
Resultado de quinze anos de ininterrupta pesquisa do pesquisador, a narrativa faz uma revisão de acontecimentos da história de gaúchos e gaúchas culminando num relato conciso, baseado em meticulosa pesquisa e enriquecido com fragmentos de textos com suas grafias originais. Com arrojado projeto gráfico, o livro oferece um conteúdo com uma grande carga cultural, valorizando o regionalismo e o culto às tradições gaúchas e dando novas perspectivas às novas gerações.
“Neste longo processo, foram utilizadas centenas de fontes diretas, artigos e mapas. Foram visitados arquivos e museus em diversos países na América do Sul e Europa, para trazer um conteúdo com uma forte carga cultural respaldada por uma sólida pesquisa”, conta Fagundes. “Para tal as imagens, buscamos referências na literatura e ilustrações de época, recriando cenas da cultura gaúcha com a utilização de vestuário e peças originais, dignas de museus, para dar toda a veracidade que buscamos representar”.
A iniciativa alia a escrita, a imagem e os meios digitais na narração de cenas basilares, que culminaram na formação da identidade gaúcha. O projeto apresenta ao público um conteúdo ágil e substancial, aliado a um projeto gráfico arrojado, com uma grande carga cultural, que valoriza o regionalismo e o culto às tradições gaúchas sob forma de livro que será lançado em setembro deste ano.
SERVIÇO:
O QUE: Sessão de autógrafos do livro Influência
QUANDO: 1 de novembro – terça-feira
HORÁRIO: 20h
LOCAL: Theatro São Pedro, Praça Marechal Deodoro, s/n°, Centro Histórico, Porto Alegre(RS)
EDITORA: Editora Gaúcha @editoragaucha
Formato: 30x30cm, 252 páginas, capa dura
Henrique Fagundes da Costa
Nasceu em Bagé, na Campanha gaúcha. Vindo de uma família de campo, cresceu em meio às atividades rurais, onde conviveu com as pessoas simples que formam esse cenário que tanto o influenciou. Ainda cedo, começou a reunir antigas peças do universo gaúcho, como freios, esporas e estribos e que mais tarde seriam inspiração para o início dos estudos sobre os aperos, o gaúcho e a equitação crioula. Foi integrante da Comissão Jovem da Associação Rural de Bagé. La organizou o primeiro desfile histórico, embrião do Memorial do Gaúcho, que retrata os distintos períodos da nossa história, bem como um dos primeiros Concursos de Aperos do Brasil. Recentemente foi indicado para integrar a Comissão de Cultura da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos. Seus estudos e a busca incessante por novas fontes, levaram o autor a percorrer os caminhos da América, bem como buscar os rastros da cultura equestre no velho mundo, a fim de encontrar as influências da Equitação Gaúcha. Com esse objetivo, pesquisou nos principais Museus do mundo, como no Vaticano, Louvre, Les Invalides e Britânico. Atualmente, reside em Porto Alegre, onde concilia a carreira de Médico Veterinário com as pesquisas históricas e atividades de cunho cultural. É autor de Influência e já está trabalhando no seu próximo livro.
Eduardo Rocha
Nasceu na fronteira, em Dom Pedrito/RS, divisa do Brasil com o Uruguai, vem da amplidão do Pampa gaúcho, onde se unem duas pátrias. Fez dessa vastidão e de sua intimidade a matéria prima para sua arte. O homem, o cavalo, a natureza, as marcas ancestrais do tempo. Fotógrafo e publicitário, mas sobretudo um olhar aguçado para as coisas essenciais da terra e sua gente. Andou por países como Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Canadá, África do Sul, Estados Unidos e Mongólia. Fez, nesses lugares, retratos que revelam sua essência: assombro e acolhimento do homem diante da força e do útero do ambiente. Faz também da fotografia um movimento. Dedica-se à pesquisa e opera nos diferentes meios digitais, com criação, edição e produção. Move-se pela busca constante por imagens e reflexos do que é mais fundamental: o homem diante de si mesmo, do outro, da natureza.
Fonte: Tatiana Roesler