Farsul recebe estudantes da rede pública na Expointer
Ação aconteceu em parceria com Associação De Olho no Material Escolar
As primeiras escolas a chegarem na 45a Expointer foram recepcionadas na Casa da Farsul pelo presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira. Neste ano, a visita dos estudantes está sendo organizada pela Associação De Olho no Material Escolar, movimento que busca a atualização do material didático para refletir a realidade da agricultura brasileira.
Em parceria com o Sistema Farsul, a associação faz um tour guiado da feira para as escolas, apresentando diversas áreas do parque dedicadas a pecuária, maquinário e indústria. A primeira parada das escolas foi na Casa Farsul, no Parque de Exposições Assis Brasil.
Pereira apresentou para os alunos, empolgados para visitarem o setor de animais e maquinários, a importância do agronegócio para o País e o mundo. “Não tem canto deste mundo hoje que não tenha comida produzida pelo Brasil”, explicou. “Isso é o que nós fazemos, e tenho muita alegria e satisfação em receber todos vocês aqui na nossa Federação”.
“O que leva o Brasil a ter essa grandiosidade é, sem dúvida nenhuma, a qualificação. Estudem, se qualifiquem”, incentivou Gedeão.
Fundada em junho de 2021, a associação é um movimento organizado pela sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem por objetivo a atualização do material didático para que os estudantes conheçam a realidade da agricultura, pecuária e agroindústria do Brasil, setores-base para a economia nacional e que sofreram uma grande transformação e evolução nas últimas décadas, realidade que muitas vezes não está retratada nos materiais escolares.
A ação é conhecida como Vivenciando a Prática, e consiste em estações em empresas e entidades parceiras que contemplam diversas atividades dentro do setor. Com isso, os alunos aprendem sobrea a pecuária, agricultura de precisão e familiar, uso de tecnologia, meio ambiente, educação financeira e cooperativismo através da parceria com a Farsul e mais nove empresas.
“O projeto Vivenciando a Prática é a melhor resposta da cadeia produtiva ao distanciamento que há da realidade atual do agro nos materiais escolares”, afirma Letícia Jacintho, presidente da associação. Lembrando que, “mais do que conhecer os números, máquinas e processos, é uma experiência de relacionamento que inspira, pois os alunos participam das atividades com os profissionais que vivem do campo”.
Com linguagem didática e através de um roteiro organizado, os alunos do ensino fundamental e médio, tiveram a oportunidade de visitar o SENAR, o Sicred, conhecer a Associação Brasileira de Angus, Associação Brasileira de Brangus, Associação Sulina de Criadores de Búfalos, Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, as empresas John Deere, Massey Fergunson, Jacto Máquinas Agrícolas, além da própria Federação da Agricultura. Para Letícia, a presença das crianças no parque é um fomento para que estudem e compreendam os desafios atuais que o campo enfrenta.
Fonte: Imprensa Sistema Farsul