Expandindo territórios Núcleo Piauiense de Criadores é inaugurado
“Eu quero que novos núcleos surjam em mais estados” é um desejo de todos aqueles que veem sua paixão na potencialidade do Cavalo Crioulo, que segue expandindo territórios, conquistando novos adeptos e concretizando sonhos que antes eram pensamentos e rascunhos, por meio de criadores, praticantes ou até mesmo entusiastas, que desejam o desenvolvimento do mesmo. Sonho que concretizou-se nesta semana no nordeste brasileiro, com a inauguração da sede do Núcleo Piauiense de Criadores de Cavalos Crioulos, no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, em Teresina/ PI.
Tudo teve início com o anseio do competidor de vaquejada Alberto Napoleão do Rego Alencar – 38 anos, empresário, criador de Cavalos Crioulos, idealizador e atual presidente do NPCCC; em valorizar o sucesso e destaque que obteve na modalidade através da aptidão funcional do Cavalo Crioulo, principalmente seu companheiro El Trapiche Festival. “Sempre quis explorar o máximo da raça, assim que trouxe o Cavalo Crioulo para experimentar na vaquejada, no esporte do qual já era praticante, fui buscando o reconhecimento dos animais que obtivesse êxito, e acabei sendo contemplado com um animal que atualmente é referência na modalidade aqui no nordeste. Esse cavalo tem impressionado muita gente com seu desempenho em pista”, afirma Alberto. Mesmo sendo poucos em números – chegando a participação de três a cinco animais da raça, entre 300 animais no total durante uma prova de vaquejada; a facilidade de adaptação sobressai e valoriza a raça na modalidade.
El Trapiche Festival conduzido pelo presidente do NPCCC Alberto Napoleão do Rego Alencar durante competição de Vaquejada
Difundindo a raça em meio a modalidade e avançando em outras provas esportivas – como o Ranch Sorting, esporte em inserção na região – em 2018 o criador que tem experiência na raça há quatorze anos, buscou a ABCCC, dirigindo-se a sede em Pelotas/RS, e relatou seu o interesse em forjar e desenvolver o trabalho para criação do Núcleo Piauiense, que proporciona força, segurança e seria um elo para fortificar criadores e adeptos da raça em solo nordestino. Em 2019 era somente um galpão improvisado, mas com participação expressiva na Exposição Agropecuária do Piauí (EXPOAPI), posteriormente em junho deste ano o esboço feito à mão por Alberto em um guardanapo dá lugar a construção física da sede, sendo inaugurado assim no último domingo (4).
Não somente o estado de sua sede, mas também integrando os demais da Região Norte e Nordeste, atualmente o Núcleo Piauiense é formado por um grupo de trinta criadores, e possui várias ligações em modalidades que o Cavalo Crioulo está inserido, como é o caso ao sul do estado, que conta com uma média de 70 laçadores, alguns inclusive participando da diretoria do Núcleo. “Eu quero que os criadores sintam-se confortáveis e confiantes em participar das provas existentes na região. Creio muito que o núcleo veio para somar e trará essa credibilidade a criadores e notoriedade a raça”, enfatiza o presidente.
Portanto, Teresina se torna o primeiro Núcleo de Criadores do Nordeste Brasileiro, vindo ao encontro do projeto de Fomento e Expansão do Cavalo Crioulo. “Vimos um potencial muito grande de crescimento nessa região, por ser um polo de provas equestres. Tendo essa base fixa agora, num estado que movimenta bastante a equinocultura e dentro da Expoapi, feira importante do cenário agropecuário na região” explica Gerson de Medeiros, Gerente de Expansão do Cavalo Crioulo. Além da nova construção, o Núcleo instalou uma pista de Ranch Sorting fixa, com intuito de incentivar a modalidade, que possui grande potencial no estado.
Fonte: ABCCC