Estado participa de evento de valorização da pecuária gaúcha em Lavras do Sul

O governo do Estado estará presente no Universo Pecuária, que ocorre de 1º a 6 de novembro, em Lavras do Sul. O evento será palco de discussões e oportunidades para a pecuária brasileira, tendo como mote o agronegócio no contexto da sustentabilidade. Participarão do estande do Estado as secretarias da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e do Turismo (Setur).

O secretário da Agricultura, Domingos Antonio Velho Lopes, será palestrante do painel que terá o clima como temática, no dia de abertura do evento (1º/11), às 14h45. Ele abordará, entre outros, medidas para mitigação dos gases de efeito estufa no meio ambiente, uma situação em que o setor agropecuário apresenta-se como parte da solução.

A secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, será uma das debatedoras do Painel Terra: Mudança de uso do solo e conservação da biodiversidade, também nessa terça-feira (1º/11), às 15h30, junto ao Fórum Brasileiro de Pecuária Sustentável.

Do painel “Mulheres que inspiram”, participarão a secretária Marjorie, no dia 1º, às 17h; a subsecretária do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (PEEAB), Elizabeth Cirne-Lima, no dia 2, às 17h, e a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Seapdr, Rosane Collares, no dia 3, às 11h.

Além disso, a Secretaria da Agricultura vai destinar R$ 50 mil à montagem do Pavilhão da Agricultura Familiar. Serão 22 estandes, sendo 20 para os expositores e dois institucionais para serem ocupados pela Seapdr, Emater/RS-Ascar e Fetag. Todas as agroindústrias participantes estão inclusas no Programa Estadual de Agricultura Familiar (PEAF). Entre os produtos que os visitantes poderão conferir estão os embutidos, polpas e sucos, vinhos, cachaças e licores, doces derivados da cana de açúcar, panificados, queijos, doce de leite, além do artesanato.

A Seapdr estará presente no Universo Pecuária com uma equipe de servidores que fará o trabalho de inspeção e admissão dos animais inscritos para a feira e remates. Técnicos da Sema e da Fundação Estadual de Proteção Estadual (Fepam) também participarão.

O Universo Pecuária é uma promoção do Sindicato Rural de Lavras do Sul, com co-realização da Prefeitura de Lavras do Sul, Farsul, Cotrisul, Senar/RS e Sebrae.

Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo