Do Nordeste ao Sul: Cavalo Crioulo tem mais um final de semana de grandes eventos pelo País
O final do ano de 2022 se aproxima, mas os preparativos das modalidades do Cavalo Crioulo para o Ciclo de 2023 não param por todo o Brasil. Faltando um mês para a primeira final do próximo Ciclo, que começa com a Final do Crioulaço, no mês de janeiro, muitos eventos envolvendo a comunidade crioulista foram realizados pelo País, desde a inédita inauguração de sede de Núcleo no nordeste até uma grande festa envolvendo sete eventos distintos na serra gaúcha. Ao total, 392 animais/conjuntos participaram das diferentes provas.
Além dos eventos que envolvem as modalidades do Cavalo Crioulo, o final de semana também foi o momento de inaugurar a primeira sede física de um Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do nordeste brasileiro, dentro do projeto de expansão e fomento do Cavalo Crioulo pelo país. Foi na capital do Piauí, em Teresina. Gerson de Medeiros, gerente de expansão da ABCCC, fala do potencial de crescimento da raça Crioula na região. Segundo ele, “vimos um potencial muito grande de crescimento nessa região, por ser um polo de provas equestres. Tendo essa base fixa agora, num estado que movimenta bastante a equinocultura e dentro da Expoapi, uma Feira importante do cenário agropecuário na região. Aqui na região de Teresina predomina a Vaquejada, no qual encontramos alguns Cavalos Crioulos disputando e sendo competitivos, e iremos trabalhar nesse projeto. Dentro do nosso cronograma de inauguração, conseguimos colocar uma clínica de Ranch Sorting, modalidade que tem um potencial grande nesse Estado, e estamos programando um circuito que acompanha as provas de Vaquejada”, declara Gerson.
Confira abaixo o resultado dos eventos do último final de semana:
Caxias do Sul
Foi na serra do Rio Grande do Sul, em Caxias do Sul, que muitos crioulistas e amantes da raça Crioula se dirigiram neste final de semana. O motivo? A XIX Festa do Cavalo Crioulo. Foi nos Pavilhões da Festa da Uva que sete eventos movimentaram a região entre os dias 7 e 11 de dezembro. A atual presidente do Núcleo dos Vinhedos, Jully Daboit, lembra que esse é o maior evento da raça Crioula da região e é muito esperado por todos. Durante cinco dias 166 animais/conjuntos passaram pelo pavilhão entre Concentração de Machos, Revisão Coletiva, Exposição Morfológica, Paleteada, Credenciadora Mista, Freio Jovem e Freio do Proprietário.
A atual gestão do Núcleo dos Vinhedos assumiu em setembro deste ano, e segundo a presidente é “uma equipe muito comprometida, atenta aos detalhes, administrando com muita responsabilidade, muita organização. Tivemos todas as provas iniciando com pontualidade”, declara Jully. A presidente ainda agradece à ABCCC pelos retornos rápidos e positivos.
>>> Confira o resultado da Exposição Morfológica – Caxias Do Sul
>>> Confira o resultado da Credenciadora Mista – Caxias Do Sul
>>> Confira o resultado da Paleteada – Caxias do Sul
>>> Confira o resultado do Freio do Proprietário – Caxias Do Sul
>>> Confira o resultado do Freio Jovem – Caxias Do Sul
Doma de Ouro – Júlio De Castilhos
Em Júlio de Castilhos/RS, 32 conjuntos disputaram a doma de ouro em 10 de dezembro. Com 90,850 pontos, Don Walter Atrevida e o ginete Gilso da Silva Bernardes Filho ficou com a primeira colocação, seguido por Canhafé Pampeana II, com Rael Zart Herbert e na terceira colocação Olivia do Rincão da Palma e o ginete Jeferson Silva de Almeida.
>>> Confira aqui o resultado da Doma de Ouro de Júlio de Castilhos
Dom Pedrito/RS
Nos dias 10 e 11 de dezembro, Dom Pedrito foi palco da disputa do Redomão de Boca Atada 2022 (Doma de Ouro) e a prova de Paleteada, nas forças A e B. Com o julgamento de Arthur Severo Zago e Santiago Schiavo, na Doma de Ouro, o primeiro lugar ficou com San Fernandina El Enemigo, com o ginete Everaldo Silveira. Na segunda e terceira colocações ficaram Despachada Ico, com Tiago Duarte e Edwiges Ico, com Nathan Valadão. Entre as duplas da Paleteada, força A, Campana Casillero, com Eduardo Souza e Maleva do Recanto Crioulo, com Adolfo San Martin ficaram na primeira colocação. Já na força B, Xavante Flor y Luna, com Ivandro Machado e Xavante Dona Flor, com João Pedro Severo alcançaram a primeira colocação.
>>> Confira aqui o resultado da Doma de Ouro de Dom Pedrito
>>> Confira aqui o resultado da Paleteada de Dom Pedrito – Forças A e B
Salto de Pirapora/SP
No Estado de São Paulo foi um final de semana de encerramento do Circuito Paulista de Crioulaço de 2022. O circuito acontece desde 2015, com o objetivo de fidelizar os laçadores da região de Sorocaba, que é tradicional no laço comprido por ser uma região histórica de tropeiros. Com a parceria de algumas Cabanhas o projeto ganhou vida, lembra o gerente de expansão da ABCCC, Gerson de Medeiros. “Encerramos esse ano com uma grande prova em Salto de Pirapora, com 92 Cavalos Crioulos laçando. Outro número que expressa o crescimento, foram confirmados, entre fêmeas e castrados, 40 animais nesse evento. Em 2023 voltaremos com o circuito e logo estarão disponíveis as datas e cidades dos eventos”, conclui Gerson.
Sorriso/MT
Realizado pelo Núcleo Integração Norte MT, a Exposição Morfológica que ocorreu na cidade de Sorriso, no Mato Grosso, teve o expressivo número de 34 animais marcados e cinco incentivos numa região em que a expansão do Cavalo Crioulo cresce cada vez mais. Basco Galeão foi o Melhor Exemplar da Exposição, exposto por Ricardo Dalmagro, Cabanha Hospitalidade, de Sorriso/MT. Entre as fêmeas, Bailanta Fedrizzi foi a grande campeã, exposta por Zeul Fedrizzi, Fazenda 2 Irmãos, Campo Novo do Parecis, também no Mato Grosso.
>>> Confira aqui o resultado da Exposição Morfológica de Sorriso/MT
Fonte: ABCCC