Curso capacita sobre a cultura do lúpulo
Dados gerais sobre o mercado do lúpulo no Brasil e no mundo, técnicas de cultivo, manejo de pragas e doenças, irrigação e trato pós-colheita foram alguns dos assuntos abordados pelo curso de cultivo do lúpulo no Rio Grande do Sul. O treinamento foi realizado na semana passada, com extensionistas da Emater/RS-Ascar, no Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Vitivinicultura (CEVITIS), em Caxias do Sul.
O curso foi elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e a Emater/RS-Ascar. O ministrante foi Marcus Outemane, engenheiro agrônomo da Salva Craft Beer.
“Trata-se de um dos primeiros cursos sobre lúpulo, no Estado, voltados para os profissionais da assistência técnica. Há agrônomos de diversas regionais da Emater participando deste curso teórico-prático, que tem carga horária de 20 horas. Isso traz um potencial técnico muito valioso para as próximas safras de lúpulo”, conta o chefe do CEVITIS, pesquisador Alexander Cenci.
O conteúdo programático da capacitação abordou a origem e o histórico do lúpulo, sua importância econômica e potencial de mercado; dados sobre o lúpulo no mundo e no Brasil; características climáticas, morfologia, fenologia, principais variedades, adubação e calagem, doenças e pragas, sistemas de condução e pós-colheita.
O CEVITIS vem conduzindo projetos de pesquisa voltados ao lúpulo, com enfoque na caracterização de seus produtores e no potencial de cultivo dentro do Rio Grande do Sul. Para mais informações sobre o Projeto Monitoramento e Desenvolvimento da Cultura do Lúpulo, entre em contato com o Centro de Pesquisa pelo telefone (54) 3267-1059.
Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural