Concurso de Carcaça Angus em Santa Maria (RS) certifica 93% dos lotes abatidos

Com lotes que chamaram a atenção pela qualidade para a produção de carne premium, o Concurso de Carcaça Angus, em Santa Maria (RS), certificou 93% dos animais abatidos. Realizada na unidade do Frigorífico Silva na sexta-feira (14/10), a disputa consagrou entre os machos cruza a Fazenda Tesouras, de Chapada (RS), e nas fêmeas cruza a Fazenda Descanso, de São Martinho da Serra (RS). As propriedades foram reconhecidas pelo desempenho dos lotes 4 (95 pontos e peso médio de 289 quilos) e 3 (62,7 pontos e peso médio de 263,45 quilos), respectivamente. “Foi uma bela mostra de carcaças padronizadas e extremamente jovens, mostrando o potencial da raça Angus para a entrega de carne de excelência ao mercado”, avalia a gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes.

Produtor da Fazenda Tesouras, Maurício Audino, destaca que “é uma honra e um orgulho imenso receber a premiação entre tantos pecuaristas de grande nível”. Segundo ele, a conquista mostra assertividade na busca de uma pecuária de precisão. “Partindo da escolha de um terneiro de qualidade, passando pela dedicação diária no manejo, combinando bom pasto, boa água, controle sanitário e suplementação adequada, sempre visando proporcionar a melhor vida possível ao animal até o abate”, acrescenta. A propriedade é comandada por seu pai Nelson Luiz Matiotti Audino.

Para o produtor da Fazenda Descanso, João Augusto Botelho do Nascimento, o prêmio é reflexo do trabalho que a propriedade faz junto aos colaboradores e parceiros. “Vem coroar todo um trabalho de seleção genética, de aprimoramento do rebanho de corte e de genética. Isso nos diz que nosso direcionamento para a produção de carne e os cruzamentos realizados dentro da propriedade estão corretos”, reforça. A fazenda é fornecedora do Silva há mais de 20 anos e, segundo Nascimento, busca constantemente entender o que o mercado está demandando. “Tentamos desenvolver um produto que atenda todos os anseios dos consumidores finais, de quem coloca a carne no prato. Uma carne saborosa, macia, com bastante marmoreio e terminada em pasto com pequena suplementação em grão”, afirma.

Entre os machos cruza, o mérito de reservado ficou com o lote 5, de Cristiano Trintin Machado, de Capão Bonito do Sul (RS), que alcançou 76,58 pontos. O terceiro lugar foi conquistado por Agnaldo Timóteo Rodrigues, de São Francisco de Paula (RS), com o lote 7 (70 pontos). O produtor também arrematou o título destaque revelação com o lote 6 (62,15 pontos).

Segundo o coordenador de qualidade do Programa Carne Angus, Gabriel Beltrão, o concurso evidenciou lotes homogêneos, com bom acabamento de gordura e dentro do padrão racial do programa. “O que podemos ver foi a qualidade genética Angus expressa nesses lotes, mostrando onde a raça pode chegar. Foi muito positivo ver o trabalho feito pelos produtores para entregar esses animais diferenciados e com qualidade superior no concurso”. Assim como ele, o diretor do Carne Angus, Milton Moraes Filho, acompanhou a disputa.

Os prêmios serão entregues pela Angus em evento realizado em novembro. As próximas disputas de 2022 serão nas unidades da Marfrig em Bataguassu (MS), em 28 de outubro, e em Promissão (SP), em 10 de novembro. A etapa do Frigorífico Verdi ocorrerá em Pouso Redondo (SC) em 2 de dezembro.

Fonte: Associação Brasileira de Angus

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo