Status de zona livre de aftosa sem vacinação é tema da jornada NESPro
As oportunidades para o Rio Grande do Sul a partir do novo status sanitário como zona livre de febre aftosa sem vacinação é um dos temas da XVI Jornada NESPro & V Simpósio Internacional sobre Sistemas de Produção de Bovinos de Corte, que vai acontecer nos dias 8 e 9 de setembro, na 44ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NESPro/UFRGS), Revista AG e a Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac). No primeiro dia, o painel “Oportunidades e desafios, no cenário nacional e internacional, frente ao novo status sanitário do Rio Grande do Sul”, vai reunir diferentes lideranças para debater o futuro da cadeia produtiva de carne bovina com a nova condição sanitária. Um dos painelistas, o presidente do Sindicato Rural de Dom Pedrito e proprietário da Fazenda Santa Thereza Agricultura e Pecuária, José Roberto Pires Weber, afirma que, além da importância do assunto, a relevância do NESPro na pecuária do Rio Grande do Sul é expressiva, tanto pela movimentação do rebanho, que periodicamente apresenta a partir de dados, quanto pela apresentação dos preços praticados. “Igualmente são importantes os trabalhos técnicos e de pesquisa constantemente realizados”, reforça.
O segundo painel do dia, denominado “Experiências e estratégias de zonas livres de aftosa sem vacinação” e terá como painelista o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná e proprietário da OD Consultoria e membro da World Agriculture Forum (WAF), Osler Desouzart, vai focar a exposição no impacto para o mercado de carnes causado pela China e perspectivas futuras. Desouzart também manifesta apoio à concretização da jornada na Expointer. “É uma oportunidade da ciência criada no NESPro/UFRGS ser levada a quem dela fará uso”, salientou.
Inscrições abertas até 30 de agosto
Os inscritos poderão assistir a palestras e painéis sobre o futuro da cadeia de carne e também enviar resumos de pesquisa científica nas áreas de Nutrição Animal, Reprodução Animal, Sistemas de Produção e Agronegócio. As inscrições para participar das palestras podem ser feitas até o dia 9 de setembro. Os resumos serão recebidos até 30 de agosto, tanto em português como em inglês. As normas para as inscrições podem ser consultadas por meio do site www.even3.com.br/xvijornadanespro/