Sistema CNA/Senar participa de encontro com presidente da Colômbia

João Martins e Gedeão Pereira estiveram em café da manhã na embaixada em Brasília

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, participou, na terça (19), de um café da manhã com o presidente da Colômbia, Iván Duque Márquez, que está no país para uma visita oficial. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, também esteve no encontro.

No início da reunião, João Martins cumprimentou o chefe de Estado colombiano e os convidados e agradeceu o convite para o encontro. Em seguida, passou a palavra para o vice-presidente de Relações Internacionais, Gedeão Pereira, que apresentou a estrutura de funcionamento do Sistema CNA/Senar.

Na sequência, ele também falou sobre a evolução do agro brasileiro nas últimas décadas, quando o país deixou de ser um tradicional importador de alimentos para se tornar autossuficiente e um dos principais fornecedores mundiais. Pereira mostrou, ainda os principais números do agro que mostram a importância do setor na economia e os produtos brasileiros que mais se destacam nas exportações, além dos principais mercados.

Já a ministra Tereza Cristina destacou o Plano Nacional de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono – 2030 (ABC+), uma atualização do Plano ABC, que tem como meta mitigar 1 bilhão de toneladas de CO2 equivalente em 72,2 milhões de hectares até 2030 a partir de tecnologias sustentáveis. Ela também falou sobre a importância da relação comercial com o país vizinho e sobre os desafios para fortalecer o intercâmbio.

Por sua vez, o presidente Iván Duque Márquez ressaltou a importância da agricultura na Colômbia e do envolvimento de empresas e produtores brasileiros na cooperação com o desenvolvimento da atividade rural em seu país. Também mostrou interesse em receber uma missão de empresários do Brasil com o intuito de buscar investimentos e ampliar o comércio bilateral.

No encontro também estavam o presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente da CNA e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas, Muni Lourenço, a diretora de Relações Internacionais, Lígia Dutra, o diretor técnico, Bruno Lucchi, e o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema CNA

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo