Separe seu Lixo

Por: Fábio Verardi

O capitalismo é realmente um fenômeno fantástico na história da nossa sociedade, um sistema que premia a livre iniciativa, mapeia a estruturação do trabalho e faz com que tudo na vida tenha um preço. Com a evolução gradual dos modelos de comércio temos acompanhado ao longo das décadas o surgimento de bens de consumo não essenciais que acabaram aos poucos, sendo incutidos em nossa mente e se transformando em “produtos essenciais”. Em suma, as grandes marcas vendem o que quiserem, para quem quiserem e não adianta questionar essa máxima, pois somos todos produtos desses produtos. Assim, já faz muito tempo que o marketing descobriu que havia algo mais lucrativo e certeiro que apenas vender produtos, foi quando o mundo moderno começou a vender ideias.

Na década de 1980, os comerciais de cigarro não vendiam apenas cigarros, mas também um amplo espírito de liberdade e sucesso para quem tivesse atitude, assim as campanhas publicitárias foram ganhando muitas e variadas roupagens para alcançarem sua finalidade na sociedade consumidora. Iniciava-se a separação definitiva do bem e do mal, do legal e do cafona, da vida com asas e da mesmice infeliz de ser o que nossos pais haviam sido. Fomos comprados a um preço abaixo de qualquer tabela com a promessa da liberdade e a inclusão ao melhor que o mundo poderia nos dar, perdemos o olfato para distinguir vício, moda e necessidade.

Evoluímos com esses conceitos e em 2021, ficou muito mais fácil definir uma pessoa boa – é aquela que separa o seu lixo. Esse ativismo ambiental diário se coaduna com as necessidades de um mundo igualitário, consciente e comprometido com o futuro do planeta. As sacolinhas separadas em lixo orgânico e lixo seco absolvem qualquer sonegaçãozinha de impostos ou possível participação em esquemas de propina, criamos um salvo conduto absoluto de caráter em que o benfeitor terá carta branca para tomar um banho de 25 minutos, permanecer com seu ar-condicionado em 17 graus dia e noite, em plena maior crise energética do país, e, mesmo assim continuar com o troféu de pessoa consciente. Separar o lixo hoje, se parece como fumar um Marlboro ontem, pode ser por prazer, necessidade ou apenas para estar na moda. Na dúvida, separe seu lixo.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo