Secretaria da Agricultura alerta para cadastro de culturas sensíveis no Produtor Online
Com o plantio da safra de verão, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) alerta os produtores de culturas sensíveis a herbicidas hormonais sobre a importância de cadastrar suas áreas de cultivo na plataforma de cadastro de culturas sensíveis, disponível no Produtor Online. O acesso à plataforma e o tutorial de como realizar o cadastro estão disponíveis em https://www.agricultura.rs.gov.br/propriedade-com-cultivos-sensiveis-herbicidas-hormonais
“As áreas declaradas como culturas sensíveis ficam visíveis para o público, em um mapa, mas preservando as informações particulares do produtor. Assim, quem for utilizar herbicida hormonal pode fazer a consulta no site, observando se há cultivo sensível próximo para tomar cuidados redobrados na hora da aplicação”, explica o chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários da SEAPDR, Rafael Lima.
O cadastro de culturas sensíveis a herbicidas hormonais não é obrigatório. “Mas se você, produtor de cultivo sensível, quer ser visto, ser lembrado e, sobretudo, que os vizinhos tomem cuidado nas aplicações, é importante se cadastrar”, frisa Lima.
Atualmente, há 168 propriedades cadastradas na plataforma, totalizando 498 glebas de produção. Distribuídas em 60 municípios gaúchos, as áreas declaradas cultivam frutas, como uva, maçã, melancia, mirtilo e noz-pecã, além de hortaliças, como couve e alface. As videiras respondem pela maior parte das áreas cadastradas: 243.
Fonte: SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO RURAL