Recalada, Passo Comprido, Padroeira e Tradição levam grandes campeonatos em Pelotas

Em uma manhã marcada pelo retorno do público às pistas de julgamento, a Exposição de Rústicos Angus de Pelotas definiu seus grandes campeões no Parque Ildefonso Simões Lopes, em Pelotas (RS). Seguindo os protocolos exigidos em função da pandemia, criadores da região e suas famílias voltaram a se reunir nas arquibancadas para acompanhar o julgamento que consagrou a Cabanha Recalada, de Capão do Leão (RS), a Estância Passo Comprido, a Estância Padroeira e a Estância Tradição, todas de Santa Vitória do Palmar (RS).

Sob o olhar criterioso do jurado Juliano Leon, a Cabanha Recalada, de Fábio Langlois Ruivo, de Capão do Leão (RS), levou o título de trio grande campeão de fêmeas PO. O mérito foi conquistado com o lote 4 (257, 253, 250 e 282), do qual também saiu a melhor fêmea PO da exposição: Recalada 282 Resource TE 178. “Com a reserva, são quatro fêmeas de biotipos muito próximos, de muita qualidade e estrutura. Têm bom racial, são femininas e de excelentes avaliações de carcaça”, destacou Ruivo. Os ventres serão colocados em pista no Leilão Recalada na noite desta quarta-feira (6/10) em venda vertical, quando o comprador arremata o direito de escolher apenas uma das quatro. A propriedade ainda garantiu o reconhecimento de trio reservado de grande campeão com os ventres do lote 3 (322, 316 e 302). O terceiro melhor trio ficou com as fêmeas do lote 1 (41, 35 e 32), da Estância Padroeira, de José Bernardo Terra Cardozo, de Santa Vitória do Palmar (RS).

Nas fêmeas PC, o título de trio grande campeão ficou com o lote 5 (522, 500 e 484), da Estância Passo Comprido, de César Augusto Rabassa Hax, de Santa Vitória do Palmar (RS). A terneira maior Passo Comprido 522 (lote 5), pertencente ao lote campeão, levou o título de melhor fêmea PC. Para o criador, os títulos conquistados em Pelotas têm um significado especial. “Quando a gente sai da propriedade começa a ser medido de forma diferente. Reconhecimento fora da nossa casa é importante”.

Em sua primeira participação na exposição de Pelotas e ao lado de criatórios que inspiraram sua trajetória, a Estância Padroeira conquistou seu primeiro grande campeonato na Angus. O título de trio grande campeão entre os machos PO foi para os terneiros do lote 6 (40, 39 e 34), que chamaram atenção do jurado Juliano Leon. “Estamos muito felizes. Não imaginávamos que iríamos tão bem”, afirmou Cardozo. O trio reservado de grande campeão foi o de lote 8 (330, 312 e 297), da Cabanha Recalada, que também conquistou o mérito de terceiro melhor trio com o lote 11 (TE39, 262 e 240). A propriedade, que teve uma manhã de muitos títulos, ainda venceu a disputa pelo melhor macho PO da exposição: o touro jovem Recalada TE39 Net Worth TE1638 (lote 11).

Entre os machos PC, a Estância Tradição, da Parceria Rotta Assis, de Santa Vitória do Palmar (RS), se destacou. A propriedade levou para casa os títulos de trio grande campeão com o lote 13 (2617, 2645 e 2631) e de terceiro melhor trio com o lote 14 (2600, 2601 e 2636). “Eu tinha expectativa, pois esses touros são muito importantes dentro da nossa produção”, admitiu o criador Rogério Rotta Assis. O trio reservado de grande campeão é o do lote 16 (357, 349 e 351), da Estância Três Marias, de Francisco Azambuja Amaral, de Santa Vitória do Palmar (RS). Pertencente ao trio grande campeão dos machos PC, o touro de dois anos Tradição2631 (lote 13) foi escolhido melhor macho PC da exposição.

Segundo o jurado Juliano Leon, o nível dos animais colocados em pista foi muito bom, o que não o surpreendeu tendo em vista que a praça é bastante qualificada. “Os criadores aqui da região Sul são extremamente selecionadores, levam alguns conceitos de seleção em prática, tornando o trabalho do jurado um pouco mais difícil”, acrescentou. Com comentários do inspetor técnico e diretor da Associação Brasileira de Angus Flávio Montenegro Alves e do gerente de fomento da entidade, Mateus Pivato, o julgamento foi transmitido pela TV El Campo e nos canais digitais da Associação de Angus.

Fonte: Associação Brasileira de Angus

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo