Projeto Sotaques de Fronteira
Fronteira pode até significar limite ou divisão, mas não pra quem vive o fervor de uma cidade que se conecta fisicamente com outros países. É a diversidade na gastronomia, nos empreendimentos, na arquitetura e, principalmente, na cultura, que caracteriza uma cidade fronteiriça, como Sant’ana do Livramento. O Projeto “Sotaques de Fronteira” surge da necessidade de celebrar essa pluralidade, através da música de Fabiano Torres, um instrumentalista santanense, que se comunica com sotaques e sons diversos.
O Projeto, que foi contemplado pelo Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, da Fundação Marcopolo, registrou o audiovisual de 8 canções autorais de Fabiano Torres, em ambientes rurais e urbanos entre Sant’ana do Livramento e Rivera. Diversos artistas fizeram participações especiais nas canções registradas, sendo eles: Sabrina Antunes (percussão), Gustavo Otesbelgue (violão), Thomaz da Cunha Frassá (acordeon), Robson Cavalheiro (coreografia e balé), Ivhana Victoria Gonzalez (balé), Julian Assef (piano). Além do registro musical, o Projeto também produziu um webdocumentário relacionado a carreira de Fabiano, suas referências e professores, que são Leonel Gomez, Walter Vargas, Sandro Malcorra e Marcelo Nunes.
“Sotaques de Fronteira” explora a riqueza cultural fronteiriça através dos acordes e da história de Fabiano Torres, contribuindo também para o fortalecimento da relação entre artistas e espectadores no ambiente virtual.
Músicas:
- Estação Experimental
- Mira-lejos
- Noite de Abigeato
- Gauchopampa
- De Arreio Frouxo
- Chorando no Ouvido Dela
- Bailarines
- Tarde de Otoño
Ouça a entrevista na íntegra: