Programa de Fomento realiza gira no estado de Goiás disseminando genética Hereford e Braford para o cruzamento industrial

A fim de levar informações e conhecimento sobre o uso da genética Hereford e Braford e sua contribuição para o desenvolvimento da pecuária, a equipe da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) percorreu, durante dez dias, mais de dois mil quilômetros visitando municípios de Goiás.

Conforme o Vice-Presidente de Promoção das raças, Ademir Hoinaski, este é um projeto que já vinha sendo executado e que será expandido para outras localidades do Brasil. “Essas giras pecuárias que a ABHB vem promovendo servem como vitrine para levar a todos conhecimento sobre as raças Hereford e Braford, além de estreitar os laços com criadores e empresas das regiões, entendendo as necessidades e expectativas que os mesmos buscam em seus Estados para as raças”.

Com grande representatividade na pecuária nacional, o Estado apresenta um importante potencial de crescimento para as raças Hereford e Braford, de acordo com o Gerente de Operações e da Carne Hereford, Felipe Azambuja. Ao lado do Gerente do Programa de Fomento, Miguel Ferreira, eles visitaram fazendas referências em cria e confinamentos, além de realizarem visitas a sócios da ABHB, casas de carnes, restaurantes e reuniões virtuais.

“Foi uma viagem muito importante, em que tivemos a possibilidade de conversar com diversos criadores do estado. Todos eles muito interessados em conhecer as potencialidades das nossas raças. Acreditamos ser fundamental as viagens de contatos periodicamente, para construirmos redes importantes de contatos do meio de produção, pois quanto mais presença na região, mais cresce o comprometimento da ABHB com os criadores, programa e projeto de fomento”, destacou Azambuja.

Outro ponto importante, observado pela equipe durante as visitas, foi o grande interesse dos criadores no desenvolvimento e resultados do projeto de fomento que está em andamento no Estado. A pesquisa conta com a parceria do Núcleo Regional Embrapa Cerrados (Centro de Desempenho Animal) e o Grupo Tamareira, que estão desenvolvendo um estudo para avaliar e identificar a melhor genética Hereford e Braford a ser utilizada em cruzamentos no Brasil Central.

Equipe da ABHB em visita ao Centro de Desempenho e Eficiência Animal da Embrapa Cerrados.

“Primeiramente um dos pontos importantes da viagem foi a participação do Gerente de Operações e da Carne para verificar enloco o que o fomento vem trabalhando há mais de um ano, sendo assim os olhos da diretoria da ABHB do trabalho desenvolvido. Outro destaque altamente positivo é o feedback do produtor quando a entidade expõe o projeto que desenvolve a nível de Centro-Oeste, identificando como inovador e de alta aplicabilidade à pecuária brasileira, pois, pela primeira vez, uma Associação de raça se dispõe a testar seus produtos e verificar animais superiores para produzir carne de qualidade no Cerrado. Neste sentido os produtores identificam que não é apenas uma ação de marketing e sim um trabalho sério desenvolvido por uma Associação que tem certeza do resultado positivo de seus produtos”, sintetizou Ferreira.

O Programa de Fomento é também uma alternativa a mais para a pecuária de corte nacional, trazendo melhores resultados econômicos para produtores que já usam cruzamento industrial em suas propriedades, assim como difundir as genéticas Hereford e Braford Brasil afora, fazendo com que mais produtores se beneficiem das vantagens de cruzar com Hereford e utilizar Braford na F1.

Equipe da ABHB ao lado do Sócio e Criador Fabiano Calicchio, em visita à Fazenda Conforto.

Ferreira destaca ainda que o Programa, além de buscar, via pesquisa técnico-científica, a melhor alternativa nas raças no Centro-Oeste brasileiro, também realiza ações em todos os elos da cadeia. “Com relação as visitas propriamente ditas, entendemos ser de suma importância para a expansão do projeto que o Programa de Fomento se propôs. Poder conhecer pessoas formadoras de opinião e ao mesmo tempo entender o sistema de produção que desenvolvem é fundamental para inserir as raças Hereford e Braford neste contexto”.

O criador Fabiano Calicchio, proprietário da Fazenda Maracá, localizada em São Miguel do Araguaia (GO), recebeu e acompanhou a equipe da ABHB em algumas visitas, e destacou a grande procura por sêmen Hereford e Braford dos criadores da região. “Visitas como estas são sempre muito bem-vindas e proveitosas para os criadores. O pessoal está muito curioso com a cruza Hereford e têm aumentado a procura de sêmen das raças na nossa região, tanto no Norte de Goiás, quanto no Sul de Tocantins. São raças que tem nos mostrado, claramente, uma alta adaptabilidade ao meio, eficiência alimentar a pasto, desempenho e ganho de peso”, destacou.

Equipe da ABHB ao lado do Sócio e Criador Carlos Henrique, e o Gerente da propriedade, Pedro Neto, em visita à Fazenda CH.

Quem também recebeu a visita da equipe da Associação foi o sócio e criador, Carlos Henrique Henrique, da Fazenda CH, localizada em Caiapônia (GO). Na oportunidade, foi apresentado um pouco do trabalho desenvolvido pelo criatório na região e a evolução e adaptação das raças Hereford e Braford.

 “Foi um prazer recepcioná-los na propriedade. Através dessas visitas e acompanhamento nos sentimos mais próximos da ABHB. Outro ponto importante que conversamos e tivemos conhecimento é a pesquisa que a Associação está desenvolvendo em parceria com a Embrapa aqui na região, um trabalho fundamental para comprovar e apresentar as qualidades das raças Hereford e Braford aqui no Centro-Oeste”, destacou Henrique.

O Programa de Fomento já está trabalhando também em novos projetos para atender produtores que já utilizam a genética Hereford e Braford, promovendo a expansão das raças no Brasil. Criadores interessados em saber mais sobre o programa podem entrar em contato com a ABHB através do telefone (53) 3242 1332 ou e-mail expo.hereford@braford.com.br.

Fonte: ABHB

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo