Etapa de percurso atualiza líderes parciais na Classificatória Gaúcha Norte
Nesta sexta-feira (13) a etapa que avalia as características funcionais dos animais deu sequência aos trabalhos da Classificatória Gaúcha Norte no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. Ao todo 53 exemplares (29 fêmeas e 24 machos) foram à pista do Cavalo Crioulo, para a etapa de Andaduras, Figura, Volta sobre patas e Esbarradas. Os animais foram admitidos pelo técnico do evento na quinta-feira (12), mesmo dia que passaram pela avaliação morfológica, divididos em ambas categorias e avaliados em pista pelos dois trios de jurados.
O dia foi marcado por alternância nos conjuntos que lideram parcialmente esta Classificatória e todos os detalhes puderam ser acompanhados ao vivo, através da transmissão nos canais oficiais da ABCCC. Os exemplares agora seguem para o primeiro dia nas provas de Mangueira e Campo.
Subindo 19 posições em relação à etapa morfológica, Florista Cala Bassa assume a liderança parcial após a primeira fase funcional na categoria fêmeas. Ao alcançar a média de 18.035 nas provas de Andaduras, Figura, Volta sobre patas e Esbarradas, a filha de Piraí 1040 do Brazão e Generosa Cala Bassa, carrega em sua linha paterna sangue de BT Brazão do Junco, já vencedor do Freio de Ouro. A tostada é exposta e criada por Marcelo Rezende Móglia, estabelecimento Cabanha Cala Bassa, de Aceguá/RS. A égua foi domada por Ricardo Lima e é conduzida pelo ginete Nathan de Vasconcelos Valadão nesta Classificatória.
Assumindo a ponta após a etapa de percurso entre os machos, Urco de Santa Thereza tem a nota parcial de 20.297. O colorado douradilho foi Freio de Prata em 2019, quando foi conduzido pelo ginete José Fonseca Macedo, o mesmo ginete que o conduz nesta semifinal Gaúcha Norte. O macho é filho de Macete de Santa Margarida e La Tradicion de Santa Margarida. Exposto e criado por Rodolfo Belmonte Móglia, estabelecimento Estância Santa Maria, de Bagé/RS, foi domado por Guilherme Xavier.
Indicados pelo Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da ABCCC, dois trios de jurados atuam na Classificatória ao Freio de Ouro Gaúcha Norte. Otávio de Aragão Oliveira, Rodrigo Albuquerque Py e Rouget Gigena Wrege formam o trio de avaliadores na categoria Fêmeas. Já na divisão Machos, o julgamento estará a cargo de Gustavo Arhanitsch, Mário Móglia Suñe e Telmo Raimundi Ferreira. A avaliação técnica será de Luciano Corrêa Passos.
Transmissão ao vivo do início ao fim
Com a apresentação da jornalista Estela Facchin e comentários do técnico Daniel Rossato Costa, a Classificatória Gaúcha Norte está sendo transmitida na íntegra e ao vivo pelos canais oficiais da ABCCC: Youtube Cavalo Crioulo Oficial, Facebook da ABCCC e do Freio de Ouro, além do site e aplicativo. As etapas também estarão sendo retransmitidas com o mesmo sinal pelo Lance Rural. E no domingo (15 de agosto) a fase final também terá transmissão do sinal pela televisão através do Canal do Criador (disponível na parabólica digital e analógica pela Sky 166 ou NET 197 e 697).
Onde assistir e acompanhar
▶ facebook.com/cavalocrioulooficial
▶ instagram.com/cavalocrioulooficial
▶ instagram.com/freiodeouro.2020
▶ Retransmissão pelas redes do Lance Rural
O ciclo 2021 do Freio de Ouro tem o patrocínio de Facta Financeira, Massey Ferguson, Supra e Vetnil, além do apoio de Correaria Dima, Mopo e Canal do Criador.
Programação do evento:
14/08/2021 – Sábado
08h – Mangueira I – Categorias Fêmeas/Machos
14h – Campo I – Categorias Fêmeas/Machos
15/08/2021 – Domingo
08h – Início da transmissão ao vivo
08h10 – Início da Fase Final da Classificatória Gaúcha Norte – Categorias Fêmeas/Machos
Fonte: ABCCC