Decrab recebe Medalha 55ª Legislatura na Casa da Farsul
Homenagem da Assembleia Legislativa reconhece trabalho da delegacia especializada
A Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) recebeu a Medalha 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa. O evento aconteceu na Casa da Farsul nesta quarta-feira (8/9), durante a Expointer 2021. A homenagem foi uma proposição do deputado estadual Sérgio Turra, o delegado André Mendes, da Decrab de Bagé recebeu a distinção representando os profissionais das unidades.
O presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, falou que a homenagem serve de estímulo para que os policias continuem realizando um trabalho eficiente como vem sendo. “Nos honra muito que essa cerimônia aconteça aqui na Farsul. Essa medalha não é à toa, ninguém recebe uma de graça. O papel de vocês para o produtor rural é fundamental. Esse papel espetacular que as delegacias e suas equipes vêm realizando”, declarou.
A chefe da Polícia Civil, delegada Nadine Anflor, agradeceu a homenagem e elogiou a inteligência das operações e dos serviços de combate ao crime no campo realizado pelos policiais da DECRAB. “Com o fortalecimento do trabalho especializado, acreditamos que teremos números cada vez melhores”, pontuou.
Em pronunciamento, o deputado Turra justificou a honraria. “Desde a criação da força-tarefa da Policia Civil e a instalação da Decrab, a entidade já contabiliza valiosos serviços prestados ao agronegócio e à sociedade gaúcha. As ocorrências de abigeato no Rio Grande do Sul caíram mais de 50%”, afirmou.
Segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, em 2016 o número de ocorrências relacionadas ao abigeato no Estado passava de 10 mil. Em 2020, o número caiu para 5 mil registros. Inaugurada em 2018, a DECRAB é a primeira focada neste tipo de transgressão no Brasil, dando continuidade ao trabalho que já era realizado pela força-tarefa da Polícia Civil. Os bons resultados da delegacia no Rio Grande do Sul chamaram a atenção de outros Estados da Federação e, em maio de 2021, o governo do Mato Grosso do Sul publicou um decreto criando um programa com base no modelo gaúcho.
Fonte: Imprensa Sistema Farsul