Conhecidos os vencedores do Pindorama
Prêmio, iniciativa cultural promovida por UFPel, Unipampa e UFSM, foi entregue na sexta-feira
Em uma live no final da tarde desta sexta-feira foram conhecidos os vencedores da primeira edição do prêmio Pindorama, promovido pelas Universidades Federais de Pelotas (UFPel), do Pampa (Unipampa) e de Santa Maria (UFSM). Sob a temática Sobre-Viver, foram contemplados participantes em três categorias, poesia, fotografia e audiovisual, em quatro modalidades: estudantes das Universidades promotoras, seus servidores, comunidade externa e estudantes de Ensino Médio.
A iniciativa recebeu 581 trabalhos, um número considerado muito bom. A participação de pessoas de outros estados também deixou os organizadores motivados. Os ganhadores recebem, além da láurea, um prêmio em dinheiro, que varia entre R$ 1 mil e R$ 3 mil, dependendo da modalidade. A live de sexta-feira, além de premiar os vencedores, também apresentou as peças vencedoras.
A coordenadora de Arte, Cultura e Patrimônio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Eleonora Santos, que representou a UFPel na organização do prêmio, avalia a primeira temporada do Pindorama com especialmente positiva, especialmente pela articulação que ocorreu entre as três Universidades. Eleonora destacou ainda o protagonismo na Pró-reitoria de Extensão e Cultura, pelo apoio do pró-reitor, Eraldo dos Santos Pinheiro. “Foi quem puxou a ideia para a UFPel.”
A coordenadora ressalta, ainda, o fato de haver a premiação financeira, realizada mesmo em tempos de poucos recursos. Para a professora foi muito importante o empenho das três universidades em garantir um aporte em dinheiro num momento de cortes de recursos nas universidades. “As três gestões assumiram esse papel de reservar um valor, reconhecendo a importância da remuneração do trabalho artístico. Não só estimular a produção artística no âmbito amador”, afirma ao lembrar que a pandemia evidenciou a necessidade do fazer artístico.
Um dos pontos que devem ser melhorados para o próximo ano é o estímulo à participação dos alunos do Ensino Médio, que ficou aquém do esperado. Para a coordenadora este foi um reflexo da pandemia, em função das aulas remotas. “Claro que já ter inscrições nessa área é uma vitória, mas dá para investir mais nela.”
Sobre os trabalhos em si, segundo Eleonora, os avaliaodores técnicos elogiaram a qualidade do material. A cerimônia de premiação integrou o projeto Sextou na UFPel
Conheça os vencedores
POEMAS
Comunidade Externa
Título: Soterrados
Autor: Martim César Ramires Gonçalves
Estudantes Ensino Médio
Título: A fome é amiga da violência
Autor: Otávio Teixeira Dias
Acadêmicos
Título: Zoológico indigesto ilógico
Autor: Victor Ribeiro da Costa
Servidores
Título: Panelaço
Autor: Marcelo da Silva Rocha
AUDIOVISUAL
Comunidade Externa
Título: Herança Parda
Autor: Wallace Luiz Assunção França
Link: https://www.youtube.com/watch?v=CJk8rrN6hg0
Estudantes Ensino Médio
Título: Sobreviventes
Autor: Emanuel Soares Pereira
Link: https://www.youtube.com/watch?v=uAPqSCjmgW4 Acadêmicos
Título: Mórula
Autor: Bárbara da Scola Lopes da Cunha
Link: https://www.youtube.com/watch?v=JMp7eG34hvQ
FOTOGRAFIA
Comunidade Externa
Título: Tarde Demais
Autor: Diego Vieira Lopes
Estudantes Ensino Médio
Título: O céu de um confinado
Autor: Lana Schivinscki Gonçalves
Acadêmicos
Título: SOS povos indígenas
Autor: Marina Pilger Filgueiras
Servidores
Título: Reinventando-se
Autor: Miro Luiz dos Santos Bacin
Fonte: Diário Popular