Campeões da Prova de Eficiência Alimentar serão conhecidos nesta quarta

A Expointer será palco do anúncio dos vencedores da Prova de Eficiência Alimentar Angus 2021. Os reprodutores campeões do teste promovido pela Associação Brasileira de Angus em parceria com a Embrapa Pecuária Sul serão conhecidos na noite desta quarta-feira (8/9). O evento será transmitido ao vivo diretamente do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), pelo canal no YouTube e pelo Facebook da Associação Brasileira de Angus e pelo YouTube da Embrapa, a partir das 19h. Ao todo, 29 touros de 15 propriedades do Rio Grande do Sul e do Paraná participaram da prova, realizada nas instalações da Embrapa em Bagé.

O evento, que deve mobilizar criatórios de Angus, contará com a participação do presidente da Angus, Nivaldo Dzyekanski, do gerente de Fomento da Angus, Mateus Pivato, do coordenador da Prova de Eficiência Alimentar (PEA) e analista da Embrapa Pecuária Sul, Roberto Collares, e do pesquisador da Embrapa Pecuária Sul Marcos Jun-Iti Yokoo. A live ainda contará com a presença dos pecuaristas que tiveram seus animais reconhecidos na prova.

Com quantidade recorde de animais inscritos, a disputa de 2021 considerou o Consumo Alimentar Residual (CAR), o Ganho de Peso Residual (GPR), o Consumo e Ganho de Peso Residual (CGPR), além de características de carcaça como Área de Olho de Lombo (AOL), Espessura de Gordura Subcutânea na Picanha (EGP), Espessura de Gordura Subcutânea de Costela (EGS), Percentagem de Gordura Intramuscular (GIM) e perímetro escrotal (PE). “Avaliar e ter em mãos essas características é de extrema importância uma vez que animais mais eficientes garantem uma maior lucratividade. Além disso, selecionar os exemplares é o caminho para a pecuária do futuro, mais moderna e sustentável”, destacou Pivato. Neste ano, o teste contou com a parceria da Meat Science Consultoria, que realizou a avaliação de carcaça por ultrassonografia dos animais.

Para o coordenador da prova, o analista da Embrapa Pecuária Sul Roberto Collares, ela vai ao encontro do que a pecuária tem procurado em todo o mundo: ter animais mais eficientes. Nesse sentido, segundo ele, os pesquisadores da Embrapa desenvolveram uma metodologia moderna que possibilita a identificação desta característica em animais superiores. “São criadores que buscam mensurar a eficiência de transformação do alimento ingerido pelo animal em carne, informações que serão de grande valor na comercialização de sua genética”, ressaltou Collares.

A prova iniciou-se no dia 18 de maio e encerrou-se no dia 17 de agosto, em um total de 91 dias de avaliação nas instalações da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (RS). O teste contou com exemplares da Angus Rana, de Tibagi (PR); GAP Genética e Rincon Del Sarandy, de Uruguaiana (RS); Cabanha Santo Antão e Fazenda Reconquista, de Alegrete (RS); Cabanhas Santa Joana, Cabanha Albardão e Estância Passo Comprido, de Santa Vitória do Palmar (RS); além de Cabanha São Xavier, de Tupanciretã (RS), Tólio’s Farm, de Formigueiro (RS), Cabanha Santa Thereza, de Dom Pedrito (RS), Agropecuária Soldera, de Panambi (RS), Cabanha Santa Nélia, de Jaguarão (RS), Cabanha da Barragem, de Quaraí (RS), e PAP Jacinto Cantão, de Aceguá (RS).

Angus na Expointer 2021

A Associação Brasileira de Angus participa da Expointer 2021 com 128 animais inscritos (64 exemplares de argola e 51 rústicos Angus e 5 de argola e 8 rústicos da Ultrablack). Em um ano de retomada, a raça volta ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), com programação presencial e virtual, que inclui julgamentos, encontros técnicos e debates. A Associação fará a transmissão dos julgamentos e eventos ao vivo pelo seu canal no YouTube (www.youtube.com/user/Brasilangus) e pelo seu Facebook (www.facebook.com/associacaobrasileiraangus).

A Angus conta com a parceria permanente da Genex e da Socil e, na Expointer, com o patrocínio da Decoy, Neogen e Elanco e apoio da Solução Genética, Allflex e da Azevedo Bento.

Fonte: Associação Brasileira de Angus

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo