Apresentações nas áreas animal, vegetal e desenvolvimento rural são destaques do Salão de Iniciação Científica da Agricultura
Seis trabalhos foram destaque no X Salão de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica e V Workshop de Pós-graduação, organizados pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) na semana passada. Foram eleitos um destaque de graduação na área Animal; um de graduação em Desenvolvimento Rural; dois de graduação na área Vegetal; um destaque em pós-graduação na área Vegetal; e um destaque de pós-graduação nas áreas Animal/Desenvolvimento Rural.
Graduação – Área Animal
Na área Animal, o bolsista de iniciação científica Jandrei Fagundes dos Santos conquistou destaque na categoria com a apresentação do trabalho “Avaliação da eficácia do diagnóstico macroscópico de tuberculose bovina em abatedouros no Estado do Rio Grande do Sul”. Sob orientação da pesquisadora da SEAPDR Angélica Cavalheiro Bertagnolli Rodrigues, Jandrei avaliou a eficácia do diagnóstico macroscópico de tuberculose em abatedouros, por meio da comparação com PCR e histologia. Os resultados indicaram que o diagnóstico de lesões em abatedouros tem boa sensibilidade e valores preditivos negativos quando comparado ao PCR, e boa sensibilidade, especificidade e valores preditivos positivos em relação à histologia. “Ambos os testes laboratoriais são métodos rápidos e os resultados indicam que eles poderiam ser aplicados rotineiramente no diagnóstico post-mortem da tuberculose bovina”, concluiu.
Graduação – Desenvolvimento Rural
Em Desenvolvimento Rural, a bolsista de iniciação científica Bruna Brandão Flores se destacou com a apresentação “Comportamento ingestivo e desempenho de terneiras em sistemas integrados de produção agropecuária em terras baixas”. O estudo apresentado, orientado pelo pesquisador da SEAPDR Júlio Kuhn da Trindade, avaliou a produção de massa seca de forragem e o comportamento ingestivo de terneiras braford sob três sistemas: pastagem de inverno pós-arroz; pós-pastagem de verão e pós-soja. “Os resultados nos indicam que os animais passaram um tempo adequado de pastejo durante o dia, cujo tempo de ruminação sugere forragem de adequado valor nutricional. De maneira geral, o sistema se mostrou eficiente, apresentando resultados satisfatórios tanto na produção forrageira quanto na produção animal”, detalhou a bolsista.
Graduação – Vegetal
Na área Vegetal, dois trabalhos mereceram destaque na categoria de graduação. O bolsista Eric Willian Zanetti apresentou o estudo “Alterações de reflectância espectral em folhas com sintomas de doenças associadas ao declínio de plantas em vinhedos”, realizado sob orientação da pesquisadora da SEAPDR Amanda Heeman Junges. O trabalho consistiu na análise de curvas de reflectância espectral em folhas de videiras para verificar a ocorrência de alterações associadas a sintomas de doenças do tronco (GTD) e complexo de vírus do enrolamento foliar (GLRaV). “Há potencial para utilização de curvas espectrais na discriminação de doenças associadas ao declínio e morte de plantas em vinhedos, mas, em função da variabilidade entre safras na expressão dos sintomas, mais estudos são necessários”, frisou.
Já o bolsista Lucas Morais Cardoso foi destaque com a apresentação do trabalho “Altura do pasto e produção de forrageiras tropicais inoculadas com microrganismos”, orientado pelo pesquisador da SEAPDR Júlio Kuhn da Trindade. O objetivo do estudo foi avaliar a campo o desenvolvimento da altura do pasto e da produtividade de forrageiras tropicais (capim-sudão e milheto) inoculadas com microrganismos promotores de crescimento vegetal. “A inoculação não influenciou a altura dos pastos, mas demonstrou benefício produtivo ao milheto quando a bactéria Azospirillum brasilense foi inoculada nas sementes”, concluiu.
Pós-graduação – Animal/Desenvolvimento Rural
Na categoria pós-graduação nas áreas Animal e Desenvolvimento Rural, a servidora Elaine dos Santos Pinto apresentou resultados de trabalho intitulado “Percepção dos servidores referências em Educação Sanitária da Secretaria da Agricultura sobre os temas de maior interesse agropecuário no Rio Grande do Sul”. Sob orientação da profª Aline Grunewald Nichele (IFRS – Campus Porto Alegre), o estudo faz parte de pesquisa de mestrado cujo um dos objetivos é elaborar um website para auxiliar os servidores que são referências em Educação Sanitária da SEAPDR a estreitar relações com secretarias municipais de Educação em suas regionais. Esta aproximação levará às escolas conceitos de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária por meio do projeto “Educação Sanitária na Escola”, criado pela SEAPDR em 2010. Por meio de entrevista, a mestranda fez o levantamento dos temas mais citados pelos servidores: brucelose/tuberculose, febre aftosa, obrigação dos produtores, raiva herbívora, mormo, anemia infecciosa equina e divulgação do Serviço Veterinário Oficial. “Estas informações auxiliaram na elaboração do website resultante da pesquisa, ao traçar um panorama sobre os assuntos agropecuários mais relevantes no Rio Grande do Sul, na percepção dos servidores”, concluiu.
Pós-graduação – Vegetal
Na categoria de pós-graduação na área Vegetal, Bruno Treichel dos Santos se destacou com o estudo “Promoção de crescimento de trigo duplo propósito por rizóbios nodulantes de trevo persa”, orientado pelo prof. Enilson Saccol de Sá (UFRGS), com coorientação da pesquisadora da SEAPDR Anelise Beneduzi. O objetivo do trabalho foi avaliar a promoção de crescimento de trigo duplo propósito inoculado com diferentes estirpes de rizóbios nodulantes de trevo persa. “As estirpes foram capazes de promover o crescimento do trigo e produzir ácido-indolacético, sem correlação entre ambos, sendo que outros mecanismos devem explicar a promoção de crescimento”, detalhou.
Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural