2º Simpósio Gaúcho de Direito Agrário e Agronegócio é realizado na Farsul
Evento é uma parceria entre a Federação e Ubau
Na manhã de sexta-feira (10/12) aconteceu o 2º Simpósio Gaúcho de Direito Agrário e Agronegócio. O evento foi uma realização da Farsul em parceria com a Ubau (União Brasileira dos Agralistas Universitários) e teve por objetivo a difusão do direito agrário, promovendo a aproximação entre a sociedade acadêmica, os produtores rurais, as entidades de classe e demais interessados, por meio de palestras com temas relevantes para os setores jurídico e rural.
O presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, fez a abertura do evento realizado na sede da Farsul. Em sua fala, ele destacou aquela que é a maior preocupação da Federação no âmbito jurídico. “Nosso calcanhar de Aquiles é a relatividade do direito à propriedade, que para nós é inegociável. Todos os países que fizeram isso fracassaram. O Brasil anos atrás teve dificuldades e não queremos isso de volta”, afirmou.
O evento contou com dois paineis. O primeiro teve a participação de personalidades homenageadas no simpósio. A distinção foi dada a mestres agraristas gaúchos, que se destacaram pela docência, doutrina e advocacia agrária. Entre eles, o diretor jurídico e coordenador da Comissão de Assuntos Jurídicos da Farsul, Nestor Hein. “Foi extraordinário para a nossa casa fazer este acontecimento junto com a Ubau e que teve a relevância do comparecimento de colegas de outros estados. Estiveram aqui figuras eminentes do direito agrário que foram homenageadas e temas de grande relevância, de importância prática pro dia a dia do produtor rural”, declarou. Também foram homenageados Wellington Pacheco Barros, Arnaldo Rizzardo, José Fernando Lutz Coelho e Alencar Mello Proença.
Hein fala do trabalho da Comissão de Assuntos Jurídicos. “Já tínhamos feito uma primeira reunião da Comissão (reinstalação), agora esse simpósio. E a gente espera que a nossa casa seja efervescente. Que ela traga esses temas, que são complexos e extremamente polêmicos, para serem dissecados por pessoas que tem experiência. Aqui se reuniu a Velha Guarda do agrarismo, como digo, e também as pessoas jovens, mas com grande experiência, com formação extraordinária e que prestaram grande colaboração a essas questões que nos afligem, que nos desafiam, e onde nós temos que encaminhar uma solução adequada no que diz respeito a questão jurídica”. concluiu.
O segundo painel teve a participação de Rodolfo Ciciliatto, Shana Fensterseifer Gularte, Valtencir Gama, Alexandre Valente Selistre e Heloísa Bagatin Cardoso.
Fonte: Imprensa Sistema Farsul