Técnicos e agricultores fazem curso on-line sobre zoneamento agrícola
A Epagri/Ciram ofereceu uma capacitação on-line sobre zoneamento agrícola para técnicos da Epagri, agricultores e técnicos de outros estados, como Paraná e São Paulo. Zoneamento Agrícola de Riscos Climáticos é uma ferramenta técnico-científica para tomada de decisão, baseada na climatologia de cada região e nas exigências bioclimáticas das espécies. A técnica transfere conhecimento ao agricultor e o orienta na decisão do que plantar, quando e onde plantar, com menor risco de perdas em função das adversidades climáticas, de ordem local e regional.
Segundo as instrutoras do curso, pesquisadoras Cristina Pandolfo e Elisângela Benedet da Silva, o tema gera bastante interesse, pois faz parte das atividades de planejamento técnico das propriedades e está associado à liberação de crédito para investimento e custeio das propriedades agrícolas em todo o território nacional.
A capacitação atendeu a uma demanda do grupo de trabalho da olericultura da Epagri na região Meio Oeste Catarinense.
O conteúdo do curso abordou temas como zoneamento e redução de riscos climáticos; zoneamento agroecológico; locais de consulta das publicações sobre zoneamento agrícola em Santa Catarina; a importância da análise textural do solo e técnicas adequadas para retiradas de amostras do solo com finalidade para enquadramento nas portarias do zoneamento de risco climático. A capacitação atendeu a uma demanda do grupo de trabalho da olericultura da Epagri na região Meio Oeste Catarinense (UGT2). Ele foi realizado na Plataforma Google Meet, com duração de duas horas. Participaram 41 pessoas.
Fonte: Epagri