Soluções tecnológicas impulsionam o agronegócio e levam mais eficiência para o mercado

Mais segurança para investimento em commodities e mais agilidade na produção são alguns dos resultados da influência da tecnologia na área

O Brasil é um grande produtor agrícola e pecuário, o Valor Bruto da Produção (VBP) chegou a R$ 564,32 bilhões na safra 2019, segundo os dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Para potencializar ainda mais esse mercado, a Bitzen, desenvolvedora de tecnologia com sede em Maringá (PR) tem investido em soluções que simplificam os processos do agronegócio, desde a produção até o investimento. Uma dessas ferramentas é do aplicativo Agrinvest Intel.

O Agrivest Intel faz parte do portfólio da empresa de inteligência de mercado e investimento Agrinvest Commodities, que atua no segmento desde 1987. O aplicativo, redesenhado pela Bitzen, ganhou novas funções que permitem acompanhar os riscos de preço a partir da análise de pontos importantes do mercado agrícola e financeiro. 

De acordo com o diretor comercial da Bitzen, Miguel Mendes, o Agrivest Intel reúne todas as informações que sobre o agronegócio, o mercado de commodities e outros dados importantes do segmento. “Agregamos tudo isso em uma plataforma interessante e de fácil leitura”, explica Mendes, ressaltando que o produto transformou a forma como os clientes da Agrinvest acessavam as informações do mercado.

Potencial

Mendes, afirma que as empresas do agronegócio brasileiro deveriam apostar na tecnologia. Isso porque a tecnologia pode aumentar a produtividade no setor, auxiliando no desenvolvimento do segmento. 

Levantamento da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês) mostra que o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de países exportadores de produtos agrícolas, sendo o principal exportador de açúcar, café, soja, carnes bovinas e de frango, entre outros produtos.

Métricas

O dia a dia na produção agropecuária também precisa de uma “mãozinha” da tecnologia. É isso que o Instituto Inttegra, instituto de métricas agropecuárias, vem fazendo nos últimos 5 anos através de um sistema de métricas gerenciais. 

A instituição trabalha com um software de controle que reúne informações estratégicas de produção e demandas que proporcionam mais agilidade logística para o produtor. Dados sobre a qualidade do pasto, nascimentos e mortes dos animais, necessidade de conserto de equipamento e outros registros que facilitam a tomada de decisões e o direcionamento de recursos.

A Bitzen tem auxiliado o instituto para dar mais um passo na direção do avanço tecnológico, desenvolvendo um aplicativo que permite a portabilidade de todas as informações reunidas, agilizando o acesso e resposta a esses dados. 

“O objetivo da Bitzen é desenvolver ferramentas que contribuam para o agronegócio e proporcionem ao produtor rural informações estratégicas para que ele possa fazer a gestão e o manejo adequado dos recursos. É usar a tecnologia na prevenção de possíveis doenças no campo, pragas, precipitações atmosféricas e outros fatores que impactam diretamente no resultado do setor”, analisa Mendes. 

Fonte: Estilo Editorial Comunicação

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo